Outubro Rosa: ensaio fotográfico auxilia autoestima de mulheres com câncer de mama


 

 

 

 

 

 


Como forma de divulgar o Outubro Rosa, mês de conscientização sobre o câncer de mama, os câmpus da Universidade Estadual de Goiás (UEG) divulgarão ao longo do mês as ações da programação da campanha na Universidade. Uma delas já foi realizada. 

Na última terça-feira, 25, a UEG e órgãos de acolhimento a pessoas com câncer realizaram um ensaio fotográfico com cerca de 40 mulheres em diferentes estágios de tratamento. O ensaio fotográfico Flores de Outubro será exposto no Buriti Shopping, em Aparecida de Goiânia, de 15 a 28 de outubro. 

A ação, realizada no estúdio fotográfico do Câmpus Laranjeiras da UEG, em Goiânia, contou com a colaboração de alunos de Cinema e Audiovisual, Moda, Estética e Cosmética e voluntários de outros órgãos.

Para Isabela Wastowski, professora no Programa de Pós-Graduação em Ambiente e Sociedade da UEG e coordenadora da ação, o próprio nome dado ao ensaio, Flores de Outubro, remete ao florescimento e à transformação: “Elas passam por esse processo de doença, que é um morrer e, depois, um renascer”, afirmou a professora.

Autoestima

Durante a ação, os estudantes e voluntários se organizaram para cuidar dos preparativos para as fotos, como a maquiagem e o figurino das participantes. De acordo com Júlia Mariano, professora no curso de Cinema e Audiovisual da UEG, não só o ensaio fotográfico em si, mas também a preparação auxilia as mulheres no aumento da autoestima. "Elas sentem que estão sendo cuidadas, que existem pessoas que estão ali para dar amor, para fazer com que elas se sintam belas e empoderadas”, propôs Júlia.

A autoestima é uma área que fica muito abalada no decorrer do tratamento, visto que um símbolo de feminilidade, o cabelo, é perdido com a doença. As fotos, para a professora Júlia, são uma forma de voltar o olhar das participantes para a beleza que elas têm e que, apesar das dificuldades da doença, continua existindo. Para ela, as fotos representam autoestima para as mulheres e, para os olhares de fora, o intuito é a busca por conscientização sobre o câncer de mama, os tratamentos e a prevenção.

Nadir Marques ficou sabendo do Flores de Outubro por meio de um grupo de leitura no Centro de Referência Estadual em Medicina Integrativa e Complementar (Cremic), que também é parceiro na ação. Ela nunca deixa de participar de atividades que elevem a autoestima e acredita na importância deste tipo de atividade que promove a integração entre as mulheres no tratamento do câncer de mama. “No início, a gente fica despedaçada porque é uma doença grave, ela assusta. Quando você participa desse movimento, você divide a dor e, também, a alegria”, denotou Nadir.

Empatia

Além das fotos, também foram gravadas entrevistas com as mulheres, que comporão uma série de interprogramas a serem exibidos na UEG TV. Mário Batista é estudante do segundo período do curso de Cinema e Audiovisual e acredita que os estudantes também saem ganhando com a ação. “É uma oportunidade de melhorar cada vez mais as técnicas que a gente aprende, como fotografia, filmagem e a captação de som”, alegou o estudante. Para ele, também é importante estar em contato com as áreas da sociedade que o cinema toca, além de despertar nas pessoas os mesmos sentimentos daquelas que estão sendo filmadas.

A ação faz parte do Projeto Acolher, que teve início com a diretora do Instituto Brasileiro de Medicina e Saúde Integrativa em Oncologia (Isionco), do Rio de Janeiro e visa fornecer terapias complementares no tratamento do câncer.

Interprogramas

Como parte das ações integradas no Outubro Rosa da UEG, as entrevistas gravadas com as participantes do ensaio fotográfico Flores de Outubro vão virar uma séria de interprogramas que serão exibidos entre a grade da UEG TV, a partir do dia 17 de outubro. Para Marcelo Costa, coordenador de Radioteledifusão da UEG, um dos objetivos dos interprogramas é "registrar a história de vida dessas mulheres e como elas, enquanto mulheres, lidam com o câncer", explicitou Marcelo. Por meio das narrativas de vida de cada uma, é possível traçar um panorâma visando a conscientização e a importância da prevenção.

Entre no clima rosa 

Como parte da campanha, a equipe do Centro de Comunicação da UEG criou uma imagem para proteção de tela de computador. Baixe o tema, disponível em duas versões: monitor retangular e monitor quadrado.  

 

 

SERVIÇO

Exposição Flores de Outubro 

Data: de 15 a 28 de outubro
Horário: das 10 às 22 horas
Local: Buriti Shopping
Endereço: Avenida Rio Verde, Qd 102, Vila Sao Tomaz, Aparecida de Goiânia. 

Mais informações:

Telefones: 62 3522-5603/5601; 62 3522-5617


(Anna Carolina Mendes e Weber Witt |Fotos: Iara Ribeiro|CeCom|UEG)

Notícia publicada em 01/10/2018