Professora do Câmpus Itapuranga publica livro sobre a representação da guerra no cinema norte-americano

A professora Maurineide Silva do curso de História do Câmpus Itapuranga da Universidade Estadual de Goiás (UEG) acaba de publicar o livro “Estados Unidos, Guerra e Cinema”.

A obra faz uma análise das intervenções militares norte-americanas no cinema e apresenta um aparato teórico-metodológico de pesquisa tendo como fonte as produções cinematográficas.

De acordo com a autora, o livro é destinado a pesquisadores de diferentes áreas e ao público em geral, interessados em entender a postura bélica dos Estados Unidos que tanto gerou e continua gerando debates acirrados.

“Estados Unidos, Guerra e Cinema” também é um obra importante para quem deseja analisar o cinema não somente como arte, mas como fonte de informações sobre a sociedade que o produz.

Confira um trecho da sinopse do livro:

Os Estados Unidos são um país de tradição beligerante. É comum encontrar em suas praças públicas estátuas e monumentos de figuras militares, além de reservarem dias específicos para homenageá-los; desfiles e cerimônias militares são exibidos em diversas regiões do país e inúmeras produções cinematográficas são realizadas representando a participação norte-americana em conflitos mundiais. Percebe-se que a guerra faz parte de suas características fundamentais.

Sendo uma das formas de manifestação cultural mais representativa dos Estados Unidos, o cinema acaba por configurar um material extremamente rico de informações a respeito das crenças e costumes norte-americanos.

A obra está disponível para a venda no site da Editora Prismas.

 

(Adriana Rodrigues | CeCom|UEG)

Notícia publicada em 02/08/2018