Programa UEG em Rede é lançado em Goiás

O Programa UEG em Rede é uma estratégia do Governo de Goiás para universalizar o acesso, a presença e a participação da educação superior pública, gratuita e de qualidade na vida de todos os municípios goianos. Dentro do Programa já estão sendo articuladas parcerias com a Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp) e a Universidade Aberta do Brasil (UAB).

A UEG e o Governo do Estado lançaram o Programa no dia 14 de junho, no Centro de Convenções de Anápolis. O UEG em Rede ofertará mais de 11 mil vagas em sua primeira etapa.

Funcionamento do Programa

Os cursos serão executados pelo Centro de Ensino e Aprendizagem em Rede da UEG (Cear), utilizando a Educação a Distância (EaD), mediada pelas tecnologias da informação e comunicação.

Os estudantes acessarão os conteúdos dos cursos e realizarão suas atividades por meio da plataforma de Educação a Distância do Cear, acessada pela internet. Com isso, poderão estudar nos locais que melhor respondam às suas necessidades.

Na matriz curricular de cada curso são previstos encontros presenciais (um cada período de 30 a 60 dias), a serem realizados em um Polo de EaD que congregará os municípios participantes do Programa UEG em Rede.

Em cada microrregião de Goiás será instalado um Polo EaD do Programa UEG em Rede, congregando os municípios participantes na microrregião. Os Polos EaD serão a sede dos encontros presenciais obrigatórios dos cursos e demais atividades do Programa.

Os recursos oferecidos pela UEG no Programa serão: Corpo docente e de pesquisa (coordenadores de curso, professores formadores e professores tutores a distância); a plataforma online de Educação a Distância; o acesso individual de cada estudante à biblioteca digital; laboratórios móveis de pesquisa e prática científica e ainda a logística para deslocamento do seu corpo docente aos Polos EaD.

Em contrapartida, a Prefeitura Municipal, ao aderir ao Programa, deve disponibilizar um servidor público para atuar como Tutor Presencial do Núcleo do Programa no município; um Laboratório de informática com acesso à internet banda larga; salas de aula para encontros e eventos presenciais dos estudantes do município, de acordo com a demanda local; atração de demanda e divulgação do vestibular no município e também o transporte dos estudantes do município até o Polo EaD para os encontros presenciais.

Adesão ao UEG em Rede

A adesão dos municípios ao Programa poderá ser feita individualmente ou em consórcio. Na adesão individual, o município implantará um Núcleo Municipal do Programa UEG em Rede. Já na adesão por consórcio, os municípios envolvidos definirão em qual deles será implantado esse Núcleo, que atenderá todos os alunos do consórcio.

A EaD é uma tendência contemporânea consolidada de ensino-aprendizagem, que favorece a inclusão e a democratização do ensino com qualidade. Dessa forma, com profissionais qualificados nas áreas de negócios, gestão pública e educação, o Programa UEG em Rede potencializará os impactos da educação superior nos municípios goianos e ajudará a fortalecer e atrair novas oportunidades para o desenvolvimento local.

Para saber mais e acompanhar as novidades do programa, acesse: www.ueg.br/uegemrede 

SERVIÇO

Lançamento do Programa UEG em Rede
Data: 14 de junho - às 17h
Local: Centro de Convenções de Anápolis
Endereço: Rodovia Transbrasiliana, 208 - Viviam Parque 2ª Etapa

 

(Adriana Rodrigues| CeCom|UEG)

 

Notícia publicada em 13/06/2018