Haroldo Reimer representa Abruem em aproximação com universidades argentinas

O reitor da Universidade Estadual de Goiás (UEG), professor Haroldo Reimer, está à frente do processo de aproximação entre a Associação Brasileira de Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem) e a Red de Universidades Provinciales (RUP) da Argentina. Nos próximos dias, durante encontro da Abruem em Florianópolis, o professor Haroldo deverá apresentar a todos os resultados de um encontro com dirigentes da RUP na cidade de Córdoba, Argentina, quando as duas entidades firmaram um termo de cooperação científica ampla.

 

Nos dias 26 e 27 de abril, durante agendas na Universidad Provincial de Córdoba (UPC), o reitor da UEG ministrou conferências e participou de debates, sobretudo em temas envolvendo a defesa das instituições públicas de Ensino Superior. “Devem ser colocados freios no processo de mercantilização da Educação Superior na América Latina”, frisou o professor Haroldo.

Em Córdoba, o professor Marcio Fernandes, chefe de Gabinete da Reitoria da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), do Paraná, também participou das atividades. O reitor da Unicentro, professor Aldo Nelson Bona, é o atual presidente da Abruem.

 

A aproximação entre Abruem e RUP deverá gerar benefícios para as instituições afiliadas, em aspectos como mobilidades discentes, docentes e de pessoal administrativo; compartilhamentos de conhecimentos em projetos de Pesquisa e de Extensão; e intercâmbios entre as editoras universitárias.

 

Um amplo encontro entre membros das comunidades acadêmicas estaduais e municipais brasileiras e argentinas deverá ocorrer no segundo semestre deste ano. “Uma pessoa que conclui uma carreira universitária abre um conjunto de possibilidades em sua vida”, ponderou o reitor da UEG, em uma de suas manifestações, sendo amplamente apoiado pela audiência presente, liderada pela reitora da UPC, professora Raquel Krawchik, e pelo reitor da Universidad Provincial del Sudoeste (UPSO), professor Hernán Vigier.

Notícia publicada em 08/05/2018