UEG 19 anos – Uma história construída por todos

Neste 16 de abril, a Universidade Estadual de Goiás (UEG) celebra 19 anos de história. Criada em 1999 pela Lei 13.456, a UEG é resultado do processo de transformação e incorporação de 15 importantes instituições de ensino superior goianas.

São 19 anos produzindo conhecimento e transformando a vida das pessoas por meio da interiorização do Ensino Superior que, sendo público, gratuito e de qualidade, abre um horizonte de oportunidades de norte a sul de Goiás.

Organizada em estrutura multicampi, com braços que alcançam a diversidade da sociedade goiana, a UEG é uma construção coletiva, fruto das ações e força de múltiplos atores sociais, em diferentes níveis e épocas. É por causa do trabalho e dedicação de milhares de pessoas ao longo do tempo que hoje a UEG se consolida como um grande universidade brasileira.

Assim, resgatar as memórias e experiências dessas pessoas, compartilhando um pouco das suas trajetórias na Universidade, é uma forma justa e enriquecedora de contar a história da UEG.

A seguir, a primeira parte da Série Especial UEG 19 anos, que será publicada no site ao longo desta semana, trazendo os relatos de professores, servidores e estudantes. Acompanhe!

“Agregar as faculdades isoladas foi um momento importante, mas difícil...”

Eu entrei em 1991 como comissionada, trabalhei 8 anos na gestão da universidade. Fiz parte da equipe que trabalhou no processo para transformar a Faculdade de Ciências Econômicas de Anápolis (FACEA) em Universidade Estadual de Anápolis (UNIANA).

Aquele janeiro de 1994, quando o governo Itamar Franco assinou a autorização da UNIANA, aquele momento foi ímpar na nossa vida, um grupo pequeno foi de passeata nas ruas, foi um prazer incondicional, foi a primeira grande vitória que tivemos na trajetória dessa universidade.

Depois, fiz o primeiro concurso para docente que teve após a FACEA ser transformada em UNIANA. Desde então, sempre estive em cargo de gestão e na sala de aula.

Em 1999, criar a UEG e agregar as faculdades isoladas que existiam na época, pra nós foi um momento importante, mas difícil. Foi muito criticado, passamos por momentos de queda e fomos nos reerguendo. Cada passo foi uma vitória, foi uma conquista e eu me sinto muito feliz de ter feito parte de cada uma delas.

No dia 9 de março completei 10 anos na Pró-Reitoria de Graduação e ainda estou locada no Câmpus Aparecida de Goiânia, coordenando o Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública, ministrada pela UEG nas instalações da Escola de Governo. Esse ano também fui empossada conselheira no Conselho Estadual de Educação pela UEG.

Eu considero que FACEA, UNIANA e UEG fazem parte da minha história, da minha vida, da minha família. Não teria vida profissional da Brandina sem passar por essa Universidade.

Brandina Fátima - Coordenadora Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação

“UEG, o avanço fundamental no ensino público goiano”

Comecei a fazer parte da história da Universidade e ela da minha em 1990, quando fui nomeado para o cargo de Coordenador de Finanças na antiga Universidade Estadual de Anápolis (UNIANA).

Em 1999, ano que UNIANA foi transformada em UEG, passei a ser Gerente de Planejamento e Finanças. Esse foi um momento histórico, porque a criação da UEG representou o avanço fundamental no ensino público goiano.

Deixei a Gerência em janeiro de 2012 para assumir a Assessoria Financeira da Reitoria, onde permaneci por quatro anos.

Em fevereiro de 2016 fui nomeado Pró-Reitor de Planejamento, Gestão e Finanças, hoje, Pró-Reitor de Gestão e Finanças, cargo em que me encontro. Acredito que foi um dos meus maiores desafios dentro da UEG, mas, ao mesmo tempo foi a oportunidade que tive para contribuir ainda mais com o desenvolvimento e consolidação da Universidade.

Tenho orgulho de fazer parte da construção da UEG, que além de transformar a minha vida, transformou a vida do povo goiano.

Lacerda Martins - Pró-Reitor de Gestão e Finanças

 “Uma nova realidade...”

Ingressei na Instituição em janeiro de 1987 como secretaria acadêmica na então Faculdade de Ciências Econômicas de Anápolis (FACEA).

No decorrer dos anos passei por outros setores na função de secretária, como na Pró-Reitoria de Pós-Graduação, no Programa Licenciatura Plena Parcelada, Núcleo de Seleção e na Pró-Reitoria de Graduação, onde estou desde 2009.

Então, fazer parte da história da Universidade tem um significado muito importante em minha vida profissional, afinal são 31 anos dedicados à instituição. É uma paixão herdada do meu pai, o professor Vicente Pedatella, primeiro Reitor da UNIANA, hoje professor aposentado.

Sem dúvida vivenciar a transformação das faculdades isoladas em UEG foi o fato mais marcante. Isso trouxe uma nova realidade ao Ensino Superior em nosso Estado, modificando também a condução dos serviços prestados pelos servidores à época.

Além disso, a mudança deu às pessoas do interior e que não dispunham de condições a oportunidade de estudar em sua própria cidade.

Fabiana Mariano Pedatella Queiroz - Secretária Executiva na Pró-Reitoria de Graduação.

 

Confira o vídeo comemorativo UEG 19 anos

(Adriana Rodrigues | CeCom|UEG)

Notícia publicada em 16/04/2018