Nessa quarta-feira, 21, foi realizada mais uma etapa do processo de formação continuada de gestores da Universidade Estadual de Goiás (UEG), referente ao quadriênio 2018/2021. O objetivo da formação é o alinhamento das ações administrativas da universidade, o repasse de informações sobre processos internos e discutir os desafios da gestão acadêmica.
O reitor da UEG, professor Haroldo Reimer, começou a reunião informando sobre os esforços que têm sido feitos para que haja redução nos custos das ações da instituição. O reitor pediu aos diretores que se mantenham atentos em relação a concessão de diárias. “Vários processos já podem ser encaminhados de forma eletrônica, o que torna o uso de transporte e diárias dispensável”, exemplificou.
Ele também anunciou que a partir dessa quinta-feira, 22 de março, todos os processos da universidade passam a tramitar exclusivamente pelo Sistema Eletrônico de Informações (Sei), o sistema oficial no estado.
Processos on-line
Os novos procedimentos foram apresentados aos participantes pela equipe da Pró-reitoria de Gestão e Finanças (PrGF). O pró-reitor de Gestão e Finanças, Lacerda Martins, explicou que a modernização dos processos da universidade segue o que já está implantado no estado. “Com o novo sistema nós ganharemos em tempo, além de gerar economia, dando mais dinâmica ao fluxo processual”, disse.
O gerente de apoio logístico e suprimentos, professor Valter Ferreira Junior, fez a apresentação do SEI para os participantes. O sistema é utilizado em toda estrutura do Estado de Goiás, e é o meio pelo qual circulam os documentos dos órgãos. “Desde o ano passado a coordenação de Protocolo tem oferecido formação para a utilização do Sistema. O Sei irá agilizar os procedimentos, poupar tempo, diminuir custos e trazer rapidez para os trabalhos da Universidade”, afirma.
Durante a reunião também foi apresentado o novo procedimento de compras da instituição. Lauro Santos, da Central de Compras, apresentou a nova ferramenta aos diretores e coordenadores. A partir de agora, os pedidos serão feitos via protocolo eletrônico e seguirão um calendário para os pedidos, que será no início e no meio do ano.
Próximos passos
O pró-reitor de Extensão, Cultura e Assuntos Estudantis, professor Marcos Torres, fez a apresentação do Fórum Social da UEG, cujo Plenário Geral acontecerá no dia 13 de junho. O objetivo do fórum é a ampliação dos diálogos da instituição com os vários setores sociais. “É preciso que nós estejamos atentos ao debate e ao acompanhamento das políticas públicas com o intuito de auxiliar no desenvolvimento social e econômico de todas as regiões do estado”, explicou o professor.
A professora Maria Olinda Barreto, pró-reitora de Graduação, discutiu sobre os procedimentos adotados para atender as demandas de turmas especiais. Segundo a pró-reitora, é preciso buscar alternativas para o atendimento dos estudantes. “O que nós entendemos é que há outras possibilidades que não apenas as aulas presenciais. Nesse semestre iremos manter as turmas especiais aprovadas, mas no próximo vamos apresentar alternativas para a flexibilização na oferta dessas disciplinas”, explica.
Durante a reunião reitor Haroldo Reimer recebeu representantes da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) que vieram para comemorar os quatro anos de funcionamento da unidade do Restaurante Cidadão instalado no Câmpus Henrique Santillo.
(Fernando Matos | CeCom|UEG)