Dia da Mulher | UEG homenageia servidoras em evento com debate, brindes e filme

Servidoras da Administração Central da Universidade Estadual de Goiás (UEG) foram homenageadas na manhã desta quinta-feira, 8, pelo Dia Internacional das Mulheres. O evento contou com a exibição do filme As sufragistas, sorteio de brinde e debate com Maria Clara Dunck, doutoranda em Literatura e Práticas Socias pela UnB e mediadora do Clube de Leitura Leia Mulheres.

As boas-vindas às servidoras, que lotaram o auditório da Reitoria, foram dadas pelo pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (PrDI), Christiano de Oliveira e Silva. “É um dia muito especial”, disse, ao destacar os papeis que as mulheres desempenham. “Que seja um dia repleto de realizações”, desejou a todas.

Mais de 120 mulheres assistiram à produção britânica de 2015, estrelada por Helena Bonham Carter e Meryl Streep. O drama, que conta a história da luta das mulheres por igualdade e pelo direito de voto, foi também pano de fundo para o bate-papo entre Maria Clara e as servidoras, que expuseram suas opiniões sobre o filme, fazendo um paralelo com os desafios das mulheres de hoje.

Participação
Maria Clara, ex-servidora da UEG, se disse satisfeita com a experiência. “A ideia era ouvir a opinião das pessoas, numa abordagem que faço, com a participação de todos”, comparou. Ela também elogiou o formato da homenagem feita pela UEG às servidoras. “Tem muito a ver com o ambiente universitário”, afirmou.

As servidoras também receberam a cartilha “E por falar em mulher”, produzida pelo CeCom. O material gráfico traz assuntos como empoderamento feminino e violência contra a mulher, além de sugestões de livros e filmes sobre os temas.

Para Ludmila Cipriano, coordenadora de Desenvolvimento Humano, foram alcançados no evento os objetivos de levar à servidora um momento de reflexão sobre os assuntos da mulher, de forma menos estereotipada. “Um espaço interessante para refletir”, disse, ao agradecer o apoio do Cine Clube da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Estudantis (PrE).

Todos os câmpus
Ludmila lembrou ainda que eventos semelhantes foram realizados em todos os câmpus da UEG. “Desde 2017, a CDH tem um roteiro que replica às demais unidades”, disse, ao lembrar, no entanto, que essas unidades têm autonomia para mudar o formato.

No Câmpus de Ciências Socioeconômicas e Humanas (CSEH), por exemplo, foi realizada a mesa redonda Políticas públicas para as mulheres: discursos e práticas governamentais, em parceria com o Coletivo Estamira e o Instituto Federal de Goiás (IFG).

Coordenado pela professora Mirza Toschi, o evento contou, com a participação, entre outras, da psicóloga Rúbia Vaz e as historiadoras Ana Rita de Castro e Lorena Borges, servidora da UEG. Também houve uma intervenção poética com Bia Krahô e Stefany Leão.

    

 

(Texto:José Carlos Araújo, fotos: Fernando Matos | CeCom|UEG)

 

Notícia publicada em 08/03/2018