Arex | UEG recepciona estudantes estrangeiros e em intercâmbio

IMG_9722

A Assessoria de Relações Externas da Universidade Estadual de Goiás (Arex|UEG) recepcionou nesta segunda-feira, 5, estudantes estrangeiros e intercambistas que ingressaram na instituição no primeiro semestre de 2018. Para o coordenador da Arex, professor Claude Valentin René Detienne, esse é um momento de fazer estes estudantes se fazerem acolhidos na UEG.

“Esses intercâmbios são importantes para a UEG, porque esse trânsito enriquece a vida acadêmica de nossa instituição. São pessoas que vêm com bagagens diferentes, com históricos acadêmicos e culturais diversos, que trazem novas visões que farão diferença na trajetória de nossos docentes”, analisa.

O professor observa ainda que a UEG, por sua própria história, se constitui como uma instituição que acolhe uma pluralidade humana e social em sua comunidade acadêmica. “O Vestibular Especial, por exemplo, é uma extensão do trabalho de democratização do ensino que a UEG já realiza”, afirma.

Novas oportunidades

Gregoldy Adrien está em Goiânia há quase quatro anos. Formado em Turismo, e com o curso de Ciências da Computação iniciado, o haitiano encontrou algumas dificuldades para se inserir no mercado de trabalho no País.

“Eu tentei trabalhar na minha área. Por falar outras línguas, também busquei emprego como tradutor em empresas, mas não consegui. O único emprego que consegui foi em um restaurante, onde trabalhei até junho passado”, explica.

Atualmente Gregoldy estuda Sistemas de Informação, no Câmpus UEG Trindade e percebe a sua entrada na UEG como uma possibilidade de mudança de vida. “Eu vejo que o estudo irá fazer a diferença e mudar a minha vida. É uma grande oportunidade fazer parte de uma Universidade pública como a UEG”, diz.

Números

Atualmente há na UEG estudantes de Guiné-Bissau, do Haiti, da República do Congo e Benin, além de estudantes de outras regiões em mobilidade acadêmica, via programas nacionais.

A recepção promovida pela Arex contou com estudantes ingressos via Vestibular Especial para Refugiados e Portadores de Visto Humanitário, Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (Pec-G) e Programa Nacional de Mobilidade Acadêmica da Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem).

(Fernando Matos |CeCom|UEG)

Notícia publicada em 06/03/2018