Famelab | Inscrições prorrogadas até o dia 11 de março

WhatsAppImage20170507at22.22.261

As inscrições para o concurso de comunicação científica internacional FameLab foram prorrogadas. O novo prazo é até o dia 11 de março. Podem participar cientistas e estudantes de Mestrado, Doutorado, Doutorado Direto e Pós-Doutorado nas áreas de Ciências da Vida ou Ciências Exatas, Tecnológicas e Engenharias, fluentes em Português e Inglês – bolsistas até 30 de junho de 2018 ou data posterior, das Fundações de Amparo à Pesquisa dos Estados da Bahia (Fapesb), Espírito Santo (Fapes), Goiás (Fapeg), Maranhão (Fapema), Minas Gerais (Fapemig), Paraná (Fundação Araucária), Santa Catarina (Fapesc), São Paulo (Fapesp) e Sergipe (Fapitec), além de bolsistas do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) de qualquer estado. Também podem participar estudantes do mesmo nível e áreas, não-bolsistas, de qualquer unidade da Federação, a serem financiados pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).

O concurso consiste na realização de uma apresentação oral sobre um tópico de ciência ou tecnologia, com a duração máxima de três minutos, sem recursos eletrônicos, e é realizado pelo British Council em 32 países. O objetivo é promover a aproximação entre cientistas e públicos em geral, por meio da contextualização e abordagem de temas científicos do dia a dia da sociedade, além de incentivar o desenvolvimento de competências de comunicação em cientistas.

No Brasil, são parceiros do British Council para a realização do concurso o MCTIC, o CNPq, o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), no conjunto de suas Fundações, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e o Museu do Amanhã.

Como participar

As candidaturas devem ser apresentadas por meio de um vídeo de inscrição, de no máximo seis minutos, contendo três minutos de apresentação, em português, e outros três, em inglês, sobre o mesmo tema. O vídeo deve ser enviado pelo endereço www.famelab.com.br. Serão avaliados como critérios conteúdo, clareza e carisma na apresentação. Aproveite o novo prazo e não fique de fora! 

Serão selecionados 30 finalistas, pelas instituições participantes, para participar de uma etapa de treinamento intensivo, com uma equipe de especialistas em Comunicação Científica que os preparará para a Semifinal, no Rio de janeiro, no mês de abril. A Semifinal, no dia 25 de abril, definirá os 10 finalistas que se apresentarão ao vivo, no Museu do Amanhã. O grande vencedor ganhará as despesas custeadas para participar da Final Internacional, no Festival de Cheltenham, na Inglaterra, entre os dias 4 e 10 de junho.

Para mais informações e condições de participação, acesse aqui a Chamada de Propostas para o FameLab 2018. Dúvidas e outras informações podem ser consultadas pelo e-mail contato@britishcouncil.org.br.

 (Fonte: Coordenação de Comunicação Social do Confap)

Notícia publicada em 02/03/2018