Câmpus Posse realiza aula inaugural de Agronomia

O Câmpus Posse, da Universidade Estadual de Goiás (UEG), realizou na tarde da última segunda-feira, 19, aula inaugural da graduação em Agronomia. O reitor da Universidade Federal de Goiás, Edward Madureira, que é agrônomo por formação, foi o responsável por proferir a palestra inicial do curso: “Desafios e Perspectivas para os Profissionais de Ciências Agrárias”. Participaram do evento o vice-governador de Goiás, José Eliton, e o reitor da UEG, Haroldo Reimer.

De acordo com o diretor do Câmpus Posse, Ronaldo Ferreira, a criação do curso de Agronomia é uma demanda antiga e atenderá a várias necessidades do mercado profissional regional. “Os trabalhos para que fosse viabilizada a criação do curso duraram cerca de dez anos, incluindo investimentos, parcerias e negociações”, destaca. Para ele, as atividades desenvolvidas dentro da graduação vão maximizar a produção agrícola local e possibilitar um melhor uso e cultivo em pequenas propriedades.

Durante o evento, o coordenador do curso de Agronomia, Nilton Cezar Bellizzi, solicitou que os professores e acadêmicos da graduação ficassem em pé para que todos os presentes pudessem conhecer “as pessoas que serão agentes de mudança no Nordeste goiano, que vão implantar e fazer crescer esse curso e, consequentemente, melhorar a economia regional”. Diferente de outras regiões do Estado, o Nordeste goiano tem como uma de suas características econômicas a agricultura familiar. “A graduação possibilitará o desenvolvimento de novos cultivares que se adequem às condições climáticas da região”, destacou.

Desenvolvimento

Para o reitor da UEG, a presença de uma Universidade em qualquer região não deve ser vista apenas como uma conquista que já está pronta, mas como um espaço a ser construído pela coletividade. “A universidade é o local onde ensino, pesquisa, extensão e inovação podem se desenvolver. O curso de Agronomia foi pensado exatamente para que essas quatro vertentes, aplicadas às Ciências Agrárias, pudessem responder às demandas cada vez mais complexas de um espaço agrário que está em constante evolução”, explicou Haroldo.

Ele agradeceu a todos os que se empenharam para que o curso fosse criado e desejou boas vindas aos alunos. Haroldo Reimer ainda destacou a enorme honra que toda a UEG sente em receber o reitor de uma universidade tão prestigiada como a UFG para palestrar na aula inaugural do curso de Agronomia, e afirmou ser uma demonstração enorme de carinho e parceria interinstitucional.

“Aos novos acadêmicos desejo que tenham a perseverança necessária de não só ter o momento dos sonhos, mas as energias renovadas a cada dia para poder integralizar o percurso curricular e daqui cinco anos chegar com alegria para receber o diploma”, ressaltou.

Mudança de vida

Para o deputado estadual, Giuseppe Vecci, que participou do evento, a educação é de suma importância para produzir mais riquezas, para afastar a ignorância, para produzir mais conhecimento e, principalmente, para libertar as pessoas da dependência exclusiva do poder público. “A educação de qualidade como vemos aqui na UEG é a melhor forma de distribuição de renda, de se avançar e de possibilitar às pessoas que nasceram materialmente pobres galgar posições maiores na vida”, afirmou.

Em sua fala, o vice-governador, José Eliton, que é natural de Posse, parabenizou cada um dos alunos que começarão suas trajetórias acadêmicas no curso de Agronomia e destacou que “a UEG está dando oportunidades para mudar histórias de vida. “Talvez eu seja um dos exemplos mais claros disso. Quem imaginou que um dia alguém que estudou no colégio Dom Prudêncio, aqui em Posse, poderia chegar à condição de vice-governador do Estado. Só o conhecimento gera essa oportunidade”, explicou.

Aula Inaugural

Com o tema “Desafios e Perspectivas para os Profissionais de Ciências Agrárias”, o reitor da UFG, Edward Madureira explicou aos presentes quais são as realidades do cenário agrário do Brasil e também das pesquisas realizadas no País nesta área. Ele discorreu sobre sua trajetória profissional e sobre os principais desafios enfrentados na carreira.

Para Edward, na vida o importante é o quanto cada um gosta e está disposto a se dedicar pelas escolhas que faz. “Se vocês escolheram a Agronomia, uma área realmente apaixonante, se dediquem a essa escolha, pois é ali que está o seu futuro. Se você fizer bem feito, pode ter certeza que será bem sucedido, não apenas materialmente, mas na felicidade que se encontra em fazer o que gosta”.

Ele ainda parabenizou os discentes por escolherem Agronomia, por escolherem a UEG e por estarem em Posse apostando nesse novo projeto.

  

(Núbia Rodrigues| CeCom|UEG)

 

 

Notícia publicada em 20/02/2018