Inaugurado Câmpus UEG Itaberaí

IMG_5752

Foi inaugurada na última sexta-feira, 26 de janeiro, a nova sede do Câmpus Itaberaí da Universidade Estadual de Goiás (UEG). Estudantes, professores e a população da região lotaram a área externa do novo prédio. Entre as autoridades presentes, estavam o governador do Estado de Goiás, Marconi Perillo, o reitor da UEG, Haroldo Reimer, o secretário de Planejamento, Francisco Pontes, prefeitos da região, deputados, empresários e vereadores.

Ao todo, foram investidos nas obras cerca de R$ 5,7 milhões. Para o reitor da UEG, esta é uma conquista de todos os goianos que acreditam na educação como transformadora de realidades. “Se durante todas as suas

IMG_5934gestões à frente do Estado o governador Marconi Perillo tivesse criado apenas a UEG, ele já deixaria um legado duradouro na gestão pública de Goiás”, destaca.

Haroldo Reimer afirma que a entrega do novo Câmpus é uma grande conquista não só da Universidade, mas de Goiás e das lideranças políticas, sociais e religiosas da região. “Neste dia nós nos sentimos como aquela família que pode finalmente entrar na casa nova e própria. É um momento de grande alegria”, ressalta.

Para o governador de Goiás, a inauguração representa “uma satisfação pessoal”. “No início de 1999 tivemos a coragem de reunir 12 faculdades isoladas e criar a UEG. Hoje temos 41 unidades espalhadas por todas as regiões do Estado”, explica.

Ele afirma que a Universidade foi fundamental para garantir a descentralização e a capilarização do desenvolvimento de Goiás e que é uma alegria ver a UEG chegar à sua maioridade como a segunda Universidade goiana em oferta de cursos de pós-graduação no interior. “Em todo o Brasil, diversas universidades estaduais estão fechando suas portas. Aqui, nós estamos ampliando a nossa UEG”.

Sonho realizado

De acordo com a diretora do Câmpus Itaberaí, Rogéria Wolpp, a nova estrutura vai melhorar ainda mais o atendimento aos 350 acadêmicos dos cursos de graduação e de pós-graduação. “A comunidade itaberina agradece a todos os envolvidos para que pudéssemos, hoje, inaugurar esse Câmpus. Temos que agradecer também aos empresários Zé Garrote e José Cardoso Vieira que doaram, respectivamente, um laboratório de informática para a Universidade e os 50 lotes nos quais foi construído o Câmpus”, afirma Rogéria.

A diretora explica que a inauguração é um sonho concretizado e que a construção da Universidade fomentou, inclusive, uma valorização das áreas vizinhas ao Câmpus. “Nosso polo é muito requisitado pela comunidade. Nossos discentes formados aqui são absorvidos por completo pelo mercado de trabalho. A cidade cresce muito com o desenvolvimento da UEG”, relata.

Novo prédio

A nova estrutura da sede possui uma área de 10 mil m², sendo 4 mil m² de área construída. Sua estrutura conta com 18 salas climatizadas, cinco delas em formato de laboratório tecnológico com 180 computadores; laboratório pedagógico; auditório com capacidade para 103 lugares, com projetor multimídia; uma biblioteca com acervo online e cinco computadores para pesquisas.

Atualmente, o Câmpus atende aos cursos de graduação em Sistemas de Informação e Pedagogia e de pós-graduação stricto sensu em Docência na Educação Infantil e Anos Iniciais. Além disso, o Câmpus Itaberaí oferece diversos cursos de Extensão que atendem os acadêmicos, a comunidade e as instituições parceiras no município, entre elas a Secretaria Municipal de Educação e a Subsecretaria de Educação.

A construção da nova sede teve início em 2012, na Avenida Eixo Norte Sul, lote 14, quadra 36 A, no Bairro Alto da Bela Vista. A área foi doada à UEG pelo casal José Cardoso Vieira e Aparecida Paula Vieira, moradores de Itaberaí. Antes, a UEG funcionava em área cedida em regime de comodato pela prefeitura local.

IMG_5858IMG_5943

(Núbia Rodrigues| CeCom|UEG)

Notícia publicada em 29/01/2018