Filmes dirigidos por alunos de Cinema e Audiovisual recebem prêmios em festival

Alunos do curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Estadual de Goiás (UEG) receberam sete prêmios e uma menção honrosa no Festival de Filmes de Faina (FFF), em Goiás.

O filme “O encontro com outro”, dirigido por Silvana Silva, recebeu seis prêmios na Mostra Independente do Festival, entre eles, o título de Melhor Filme do Interior Goiano, o de Melhor Filme Universitário e o de Melhor Filme (júri técnico). A diretora, Silvana Silva, ficou em segundo lugar no prêmio de Direção.

A atriz Jordana Bertolof, estudante de Estética e Cosmética da UEG, recebeu dois prêmios, o de Atriz Iniciante e o de Atriz. Por fim, Antônio Ferreira recebeu o prêmio de Ator Iniciante.

O filme retrata a personagem Tamara, que após ouvir gritos de mundos estranhos, perde a direção de sua vida, virando uma andarilha sem rumo. Tamara sofre em seu inconsciente uma perseguição imaginária.
A aluna e diretora do curta-metragem dize estar surpreendida com o resultado. Segundo ela, ao reparar no público, foi possível perceber que o filme transmite incômodo ao espectador, mas que ainda assim o trabalho dela e de sua equipe gerou reconhecimento positivo.

Bastante premiado também foi o filme “A piscina de Caíque”, dirigido por Raphael Gustavo, aluno da especialização em Cinema e Audiovisual: Linguagens e Processos de Realização.

Na Mostra Ouro do Vale do FFF, o filme de Raphael Gustavo ganhou o título de Melhor Filme (júri popular) e o primeiro lugar no prêmio de Roteiro. Ficou em terceiro lugar como Melhor Filme (júri técnico), terceiro lugar no prêmio de Direção, e segundo lugar no de Atriz Coadjuvante (Eliane Santos).

O filme é uma ficção cujo personagem principal é Caíque é uma criança. Ele e seu melhor amigo desejam muito ter uma piscina. Como não possuem uma, não deixam de se divertir escorregando no chão molhado e ensaboado da área de serviço.

Outro filme de aluno do curso de Cinema e Audiovisual da UEG é “Imbilino vai ao cinema”, de Samuel Peregrino. O documentário recebeu uma Menção Honrosa Pelo Conjunto da Obra na Mostra Transertão.

As alunas Carolina Matos e Paloma Santos trabalharam no figurino do filme “Ruína”, dirigido por Alailson Bernardo. O filme recebeu o prêmio de Figurino na Mostra Ouro do Vale do festival.

Festival de Filmes de Faina

Essa é a terceira edição do Festival de Filmes de Faina (FFF), que recebeu 324 filmes inscritos, exibiu mais de 100 filmes e distribuiu mais de 50 prêmios. Os objetivos do festival são promover, exibir, discutir, premiar e difundir o curta-metragem brasileiro. O evento aconteceu na Câmara Municipal de Vereadores da cidade de Faina em 16 de dezembro.

Toda a premiação do Festival pode ser conferida AQUI e na página do Facebook

(CeCom|UEG)