Estado de Goiás

UEG tem representantes na nova direção do Conselho Estadual de Educação  

Na manhã desta segunda-feira, 18, o Governador Marconi Perillo deu posse à nova Direção Colegiada do Conselho Estadual de Educação (CEE) para o biênio 2018-2019.

A solenidade foi realizada no antigo Colégio Estadual Professor José Carlos de Almeida, que passou por revitalização e, na ocasião, foi inaugurado como nova sede do Conselho.

O pró-reitor de Extensão, Cultura e Assuntos Estudantis da Universidade Estadual de Goiás (UEG), professor Marcos Antônio Cunha Torres, foi empossado como presidente da Câmara de Educação Superior.

Além de Marcos Torres, a Universidade tem outras duas representantes no Conselho: a pró-reitora de Graduação, Maria Olinda Barreto e a professora Brandina Fátima Andrade, que em breve será nomeada pelo Governador.

Para o professor Marcos Torres, esse é um momento importante para a educação em Goiás, porque representa uma possibilidade de avanço das instituições do sistema estadual. “Elas vêm de um período de crescente e nós temos a expectativa de que se qualifiquem cada vez mais, contribuindo, dessa forma, com o desenvolvimento do Estado e com a inclusão social”.

O pró-reitor afirmou que estar à frente da Câmara de Educação Superior também é uma oportunidade significativa para a UEG, dado que ele assume a posição a partir da própria experiência de gestão e docência na Universidade.

A sessão foi prestigiada com a presença do reitor da UEG, professor Haroldo Reimer, do pró-reitor de Desenvolvimento Institucional, Christiano de Oliveira e Silva, da representante do Ministério Público, Eliana Antunes, do deputado Karlos Cabral, do Deputado Virmondes Cruvinel, entre outros reitores de instituições goianas de ensino, professores e autoridades políticas.

De acordo com o reitor Haroldo Reimer, é um orgulho ter professores como conselheiros no CEE, sendo representantes da UEG. Ao mesmo tempo, segundo ele, é uma missão que “demanda a nossa criatividade e competência, no sentido de darmos uma contribuição significativa ao sistema estadual de educação”.

O Governador Marconi Perillo celebrou o fato de o Colégio Estadual José Carlos de Almeida, por sua representatividade, passar a abrigar o Conselho Estadual de Educação e desejou sucesso aos novos empossados: “Tenho certeza que este Conselho continuará produzindo, regulando, fiscalizando, cobrando e acompanhando para que a gente possa ter uma educação cada vez melhor e que seja referencial para o Brasil”.

A nova Direção Colegiada do Conselho Estadual de Educação é composta pelos seguintes membros: Presidente Marcos Elias Moreira e o vice-presidente Flávio Roberto de Castro; presidente da Câmara de Educação Básica, Maria Ester Galvão de Carvalho e o vice-presidente Eduardo Mendes Rede; o presidente da Câmara Profissional Italo de Lima Machado e o vice-presidente Marceno Ferreira de Oliveira; o presidente da Câmara de Legislação e Normas, Sebastião Donizete de Carvalho e a vice-presidente Iêda Leal de Souza; o presidente da Câmara de Educação Superior, Marcos Antônio Cunha Torres e a vice-presidente Glaucia Maria Teodoro Reis.

O Conselho Estadual de Educação é o órgão que normatiza, congrega, acompanha, fiscaliza e orienta as instituições de educação superior do sistema estadual de educação e ao qual a UEG está jurisdicionada.

(Adriana Rodrigues | CeCom|UEG)

Notícia publicada em 18/12/2017
BR 153 Quadra Área, Km 99, Anápolis-Goiás