Curso de Medicina é lançado no Câmpus Itumbiara

A Universidade Estadual de Goiás (UEG) e o governo de Goiás lançaram oficialmente na tarde desta terça-feira, 13 de dezembro, a criação do curso de Medicina no Câmpus Itumbiara. Participaram do evento de lançamento, que contou com a presença em peso da população itumbiarense, o governador de Goiás, Marconi Perillo, o reitor da UEG, Haroldo Reimer, e o prefeito de Itumbiara, José Antônio da Silva.

Durante o evento também foi anunciado o edital de concurso público para a contratação de 14 docentes especialistas para a nova graduação. O edital está disponível no site do Núcleo de Seleção da UEG. As provas estão prevista para 18 de março.

Também foi assinado um acordo de cooperaçao entre o governo de Goiás, a UEG e a Prefeitura de Itumbiara, com o objetivo de promover a atuação conjunta e o empenho de esforços para viabilizar a oferta do curso. Nesse sentido, foi assinada a ordem de serviço que determinou a doação, por parte da Prefeitura, de R$ 190 mil para a construção do Laboratório de Fisiologia no Câmpus Itumbiara. As obras do Laboratório já estão em andamento.

Entre as autoridades presentes estavam os pró-reitores a UEG, Christiano de Oliveira e Ivano Devilla, a diretora do Núcleo de Seleção, Eliana Nogueira, o diretor do Câmpus Itumbiara, Davi Lopes, o deputado federal, Jovair Arantes, e o bispo da diocese de Itumbiara, Dom Antônio Fernando Brochini, que, a pedido do governador Marconi Perillo, fez uma oração para abençoar a todos os presentes, ao Câmpus e também o novo curso. Também participaram prefeitos de municípios vizinhos e vereadores, o ex-prefeito de Itumbiara, Chico Bala, o presidente da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Goiás (Codego), Júlio Vaz, além de autoridades militares e civis.

Medicina
O Câmpus Itumbiara foi escolhido para abrigar o novo curso de Medicina por ter vocação para a área da saúde, já que oferece os cursos de Enfermagem, Farmácia e Educação Física. No Estado de Goiás, a UEG será a segunda instituição pública a ofertar, gratuitamente, o curso de Medicina no interior do Estado. "A UEG é um espaço real no qual jovens podem transformar suas vidas, seus sonhos em realidade. E o curso de Medicina será mais uma opção para eles", ressalta o reitor da UEG, Haroldo Reimer.

De acordo ele, com o curso de Medicina, o Câmpus Itumbiara se transforma no principal polo de formação de profissionais da área de Saúde da UEG e se consolida como um Centro de Excelência em Saúde. Reimer ainda destaca a importância da parceria com o município e com o governo estadual para que fossem criadas as condições necessárias para que o curso fosse desenvolvido.

"Estamos prestes a entregar o diploma de número 100 mil e faço uma pergunta a vocês, como seria Goiás, hoje, com 100 mil profissionais de nível superior a menos?", destaca o reitor ao lembrar a importância da UEG, sobretudo como instituição que trabalha a inclusão, tendo em vista que, desde o seu nascimento, entre 75% e 85% dos alunos da UEG são oriundo de escolas públicas.

De acordo com o prefeito de Itumbiara, José Antônio, a conquista do curso de Medicina foi alcançada graças a uma parceria entre o Governo de Goiás, a UEG e os Poderes Executivo e Legislativo de Itumbiara. "Com o curso de Medicina, vamos alavancar ainda mais a educação do Município e equalizar as oportunidades de ingresso em um dos cursos mais cobiçados nos vestibulares, bem como atrair divisas para a cidade e região", destacou o prefeito.

Ele ainda explicou que sempre foi um grande sonho da Prefeitura, formar os alunos na própria cidade para que ficassem perto de seus familiares e, com a UEG cada vez mais forte, essa realidade tem se concretizado. José Antônio ainda destacou que toda a infraestrutura do município continua à disposição para atender às demandas para a consolidação do curso.

Para o governador Marconi Perillo, essa é uma data histórica e a criação do curso de Medicina será um divisor de águas para Itumbiara. "Haverá uma Itumbiara antes e depois da instalação da graduação. Esse é um sonho que começou a ser alimentado há várias administrações municipais e agora é concretizado", relatou.

Ele explica que a UEG tem se consolidado cada dia mais como uma Universidade enraizada, capilarizada e de grande valor social. Para o governador, educação, inovação, tecnologia e competitividade são a chave para que o Brasil de fato mude e cresça e a UEG tem conseguido fazer a diferença no Estado de Goiás em vários desses aspectos. “Desejo muito sucesso àqueles que vão formar os primeiros médicos, o time da UEG, universidade que eu criei, que está prestes a chegar ao diploma de número 100 mil”, destacou.

 

(Núbia Rodrigues| CeCom| UEG)

Notícia publicada em 13/12/2017