Curso de Direito é lançado em Palmeiras de Goiás

A Universidade Estadual de Goiás (UEG) realizou nesta segunda-feira, 11, a cerimônia de lançamento do curso de Direito no Câmpus Palmeiras de Goiás.

A solenidade foi presidida pelo Governador do Estado de Goiás, Marconi Perillo e contou com a presença do reitor da UEG, o professor Haroldo Reimer, do prefeito de Palmeiras de Goiás, Vando Vitor, do deputado federal Giuseppe Vecci e do secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Científico e Tecnológico, Francisco Gonzaga Pontes.

O evento também teve a participação do diretor do Câmpus, Eduardo Antonio de Souza e da diretora eleita, Adriana Ribon, do pró-reitor de Extensão e Cultura, professor Marcos Torres, da pró-reitora de graduação, professora Maria Olinda, do pró-reitor de Desenvolvimento Institucional, Christiano Oliveira, do pró-reitor de Finanças, Lacerda Martins e de outras autoridades de Palmeiras e de municípios vizinhos.

O curso de Direito foi aprovado pela 103ª plenária do Conselho Universitário (CsU), no auditório da Reitoria, em Anápolis, no dia 28 junho desse ano.

Ao todo, serão ofertadas 40 vagas, em turno matutino, com previsão do início das aulas para o segundo semestre de 2018.

No evento, Marconi Perillo, também assinou a ordem de serviço que determina que o reitor da UEG proceda com a abertura do Edital para o concurso público que proverá docentes para o curso de Direito.

O reitor da UEG, Haroldo Reimer, celebrou o lançamento do novo curso, afirmando que esta é uma importante conquista para Universidade, que trará grandes benefícios para o município de Palmeiras e toda a região.

Para o reitor este é mais um mecanismo público, gratuito e de qualidade que, junto a outras ações de investimento em educação, ciência, tecnologia e inovação, vão transformar gradativamente o Estado de Goiás, “agregando valor a produtos e a processos e, sobretudo, capacitando pessoas de alto nível para responder à altura os desafios que uma sociedade cada vez mais complexa exige”.

Em seu discurso, o Governador Marconi Perillo lembrou que o curso de Direito em Palmeiras de Goiás é a realização de um sonho e também um avanço na solidificação da UEG. “Efetivamente nós estamos dando mais um passo não só na direção da consolidação do Câmpus da UEG Palmeiras de Goiás, mas um passo decisivo na consolidação definitiva da UEG enquanto instituição de ensino superior no Brasil”, assegurou Marconi.

Além disso, o Governador ressaltou que a entrega do curso de Direito à comunidade não é uma obra física, mas uma obra imaterial, subjetiva e perene, uma vez que se trata da formação superior da população goiana.

Para o prefeito de Palmeiras, Vando Vitor, o lançamento do curso de Direito é um marco na história da cidade e que contribui substancialmente para que, futuramente, a mesma se torne um polo educacional no Estado.

O professor Eduardo Antonio de Souza, diretor do Câmpus, pontua que abertura do Curso em Palmeiras de Goiás, além de dar uma nova dinâmica social e cultural ao lugar, representa também movimentação na economia local, pois haverá aumento expressivo no número de acadêmicos, docentes e servidores, que se instalarão na cidade. “Estes irão alugar imóveis, comprar no comércio local, movimentar restaurantes, bares, supermercados, enfim aquecer a economia local”. 

Esta semana, ainda serão lançados os cursos de Medicina no Câmpus da UEG em Itumbiara e Direito nos Câmpus de Morrinhos, Pires do Rio e Uruaçu. Os novos cursos se inserem no Redesenho Institucional da Universidade.

 

(Adriana Rodrigues | CeCom|UEG)

Notícia publicada em 11/12/2017