Estado de Goiás

Professor do Câmpus Morrinhos lança livro sobre Santa Dica  

Carisma_legitimidade_e_dominacao_religi_amp_1O professor Robson Rodrigues Gomes Filho do Câmpus Morrinhos da Universidade Estadual de Goiás (UEG) publicará um livro sobre a história do mais importante movimento messiânico já ocorrido em Goiás.

A obra “Carisma, legitimidade e dominação religiosa: Santa Dica e a Congregação Redentorista em Goiás” aborda a história do movimento religioso surgido na década de 1920 em torno de Benedita Cipriano Gomes ou Santa Dica, como ficou conhecida.

Com seus dons proféticos e milagrosos, com ritos e práticas católicas e espíritas, a jovem camponesa, a bruxa do Rio do Peixe, a Santa do povo liderou o único movimento messiânico do Centro-Oeste e combateu autoridades e fazendeiros da região de Lagolândia, povoado a 38 quilômetros de Pirenópolis.

Pelo caráter não somente religioso, mas político e social do movimento, uma união informal entre Estado, Igreja Católica e coronéis locais culminou na abertura de um processo criminal contra Benedita Cipriano Gomes, o que resultou em uma violenta invasão policial no reduto onde o movimento ocorria, em outubro de 1925.

O lançamento oficial do livro ocorrerá em Goiânia no dia 2 de dezembro de 2017, a partir das 18h. O livro foi publicado pela Editora Prismas, e pode ser adquirido junto ao próprio autor, ou no LINK.

SERVIÇO
Lançamento do livro Carisma, legitimidade e dominação religiosa: Santa Dica e a Congregação Redentorista em Goiás
Data: 02 de Dezembro de 2017
Local: Bar e Restaurante Cateretê, Av. T-2, n. 318, em Goiânia

 

(Adriana Rodrigues | CeCom|UEG)

 

Notícia publicada em 01/12/2017
BR 153 Quadra Área, Km 99, Anápolis-Goiás