Estado de Goiás

Novembro Azul | UEG realiza atividades de promoção à saúde do servidor  

No mês de novembro a UEG, por meio da Coordenação de Desenvolvimento Humano (CDH), se mobilizou para promover ações informativas sobre a saúde do homem, aderindo à campanha nacional de conscientização proposta pela Sociedade Brasileira de Urologia, o Novembro Azul. As atividades também estão inseridas na programação da Semana de Saúde do Homem e do Dia Internacional do Homem.

IMG20171113WA0028No dia 07 de novembro, o Câmpus Itaberaí realizou uma palestra sobre câncer de próstata, a qual foi ministrada pelo Dr.Orlando Marlos.

Os Câmpus Itapuranga e Senador Canedo, as palestras foram realizadas nos dias 06 e 07 de novembro, respectivamente, sendo que as ações relacionadas à saúde do homem e à saúde da mulher foram unificadas no mesmo evento.

No dia 22 de novembro, o prédio da Administração Central também recebeu atividades para conscientizar e estimular os servidores a cuidarem da saúde.

As palestras sobre o tema foram ministradas pela psicóloga Maria Vitória Evangelista, pela enfermeira Nelva Chinvelsk e pela coordenadora estadual de políticas de atenção à saúde do homem, Luiza Cruz.

A enfermeira e coordenadora municipal da Saúde de Homem de Anápolis, Larissa Rodrigues, também participou do evento.

Nesse dia também foram oferecidos serviços como aferição de pressão arterial, controle dos níveis de glicemia, distribuição de materiais informativos sobre a saúde masculina e distribuição de preservativos e lubrificantes.

O Câmpus Luziânia também participou do Novembro Azul e realizou no dia 23 de novembro uma palestra sobre a saúde do homem com Lucas Daniel Figueiredo.

Em Goiânia, o Câmpus Laranjeiras recebeu, no dia 28 de novembro, o Dr. Marco Aurélio Gonçalves de Andrade Barbosa, médico urologista, e o Dr. Lucas Henrique Ferreira Sampaio, biomédico e professor da UEG para falar sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de próstata.

Já, no dia 29 de novembro, o Câmpus Eseffego também realizou uma palestra sobre o tema com o médico Dr. Alexandre Sávio Oliveira de Freitas.

Para Ana Cristina Felter, gerente de gestão de pessoas da Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional da UEG (PrDI), os eventos do Novembro Azul promovidos na Universidade são uma preocupação da Reitoria, porque ao “focar na preocupação com a saúde de cada homem e levar informações para que eles busquem a prevenção de doenças, as ações valorizam o lado humano dos servidores”.

Por que saber e prevenir
O câncer de próstata é o que mais prevalece entre os homens e é a segunda maior causa de morte por câncer.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) prevê aproximadamente mais de 1 milhão de novos casos da doença e de mais de 300 mil óbitos causados por ela no mundo.

Esses dados correspondem a um aumento de 9,7% e 9,2%, respectivamente, em relação ao ano de 2012. Para o ano de 2017, estima-se 61.200 novos casos e cerca de 13.772 óbitos no Brasil, o que representa cerca de 4 em cada 10 cânceres que atingem a população masculina brasileira com mais de 50 anos de idade.

(Adriana Rodrigues | CeCom|UEG)

 

Notícia publicada em 30/11/2017
BR 153 Quadra Área, Km 99, Anápolis-Goiás