Estado de Goiás

Internacionalização | Reitor da UEG participa de seminário na Embaixada da Argentina  

IMG20171127WA0008

Na última segunda-feira, dia 27 de novembro, o reitor da Universidade Estadual de Goiás (UEG), Haroldo Reimer, acompanhado do coordenador da Assessoria de Relações Externas da UEG (Arex), Claude Detienne, participou do seminário “A educação de nossos países na era digital”. O evento, organizado pela Embaixada da Argentina, foi realizado em Brasília.

Também participaram do seminário os reitores e responsáveis pelos setores de Relações Internacionais da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Universidade de Brasília (UnB), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFGS), Universidade Federal da Bahia e Universidade Católica de Brasília (UCB). À distância, participou a reitora da Universidade do Estado do Mato Grosso. Durante o seminário, os representantes da UnB, UCB e do Instituto Singularidades, de São Paulo, explanaram sobre novas tecnologias.

Já os representantes da UEG e também da UFRGS, na oportunidade, realizaram apresentações sobre colaboração acadêmica. Em sua fala, o reitor da UEG destacou o déficit em internacionalização da maioria das Instituições de Ensino Superior (IES) brasileiras, conforme dados de enquetes recentes da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e da Câmara de Internacionalização e Mobilidade da Assossiação Brasileira de Reitores de Universidades Estaduais e Municipais (Abruem). Ele ainda enfatizou a importância da internacionalização para dar mais visibilidade e impacto à produção científica das Instituições, como em casos de publicações com co-autoria internacional, que chegam a ter seu impacto duplicado ou, às vezes, triplicado.

No encerramento do seminário, o embaixador da Argentina no Brasil, Carlos Magariños, destacou a intenção de realizar posteriormente novos encontros, tanto no Brasil quanto na Argentina. A intenção é que as IES argentinas também participem e discutam em conjunto com as brasileiras como encontrar caminhos para facilitar e intensificar a colaboração acadêmica entre os dois países.

 

(Núbia Rodrigues| CeCom| UEG)

Notícia publicada em 29/11/2017
BR 153 Quadra Área, Km 99, Anápolis-Goiás