Estado de Goiás

Desafios da internacionalização universitária é tema de seminário  

23600773_10208608763251250_335940852_oO reitor da Universidade Estadual de Goiás (UEG), professor Haroldo Reimer, representou a Associação Brasileira de Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem) no Seminário Internacional Universidades para o Mundo: Desafios e Oportunidades para Internacionalização, que teve início no dia 13 e vai até hoje, 14, na Escola de Veterinária da Universidade Federal de Goiás (UFG), em Goiânia.

No evento, serão discutidos os desafios e oportunidades de internacionalização para as universidades brasileiras e a inserção das instituições no cenário global. O tema está no centro das agendas locais e da formulação de políticas públicas, com foco no desenvolvimento de Instituições de Ensino Superior (IES) para a construção de redes globais e sistemas de ensino cada vez mais integrados.

Em sua fala, o reitor traçou um panorama do alcance das instituições estaduais e municipais no cenário do ensino superior nacional e ressaltou a importância da internacionalização para a ciência nacional.

“Atualmente 60% das instituições estão em processo de institucionalização de suas políticas de internacionalização. Assinaturas de acordos bilaterais, inserções em redes internacionais de pesquisa, capacitação em língua inglesa, além das missões internacionais realizadas pela Abruem estão entre as estratégias que as instituições têm utilizado para se colocar no cenário internacional”, afirma.

O evento é uma parceria entre o British Council Brasil, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg) e o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap).

(CeCom|UEGcom informações da Fapeg)

Notícia publicada em 13/11/2017
BR 153 Quadra Área, Km 99, Anápolis-Goiás