Curso de Geografia do Câmpus Morrinhos realiza trabalho de campo na Bahia

Professores e alunos do Curso de Geografia da Universidade Estadual de Goiás (UEG) Câmpus Morrinhos realizaram um trabalho de campo que abrangeu os munícipios de Formosa e Posse, no Leste de Goiás, e Ilhéus e Riacho de Santana, na Bahia.

As atividades foram desenvolvidas entre os dias 23 e 30 de outubro de 2017. Primeiro, os alunos fizeram uma análise da importância do Rio Corrente em Formosa e verificaram os tipos de solo e os processos erosivos de um talude (terreno em declive) em Posse.

Depois, os estudantes conheceram a antiga zona de cacau da Bahia: os chapadões do oeste baiano, o agreste baiano, o litoral baiano, a Serra do Mar e a Mata Atlântica.

Nessa segunda etapa do trabalho, houve estudo da formação vegetal, das características climáticas, de aspectos culturais e sociais do sertão nordestino e, ainda, da relevância histórica e socioeconômica da produção do cacau e das atividades turísticas desenvolvidas na região.

Participaram das atividades os professores Álik Timóteo de Souza, Mariney Aparecida Faria dos Reis e Aristeu Giovani de Oliveira.

Tendo em vista a necessidade de aliar teoria à prática, o trabalho de campo foi um instrumento que possibilitou aos graduandos em Geografia compreender a dinâmica entre os elementos compositores do meio físico e as formas de uso e ocupação do espaço geográfico.

Alunos e professores às margens do Rio Corrente, em Formosa-GO

(Adriana Rodrigues| CeCom|UEG)