Estado de Goiás

Conselho Universitário homologa resultados das eleições para diretores  

IMG_7435

Os conselheiros da Universidade Estadual de Goiás (UEG) estiveram reunidos na quarta-feira, 11, para a 105ª Sessão Ordinária do Conselho Universitário (CsU) da Instituição. Entre as pautas discutidas estão a homologação dos resultados das eleições para diretores de câmpus, o Programa de Acesso à Educação Superior a Quilombolas e a criação de curso doutorado no Programa de Pós-graduação em Produção Vegetal.

Seguindo o calendário eleitoral, a lista com o resultado final das eleições para diretores e diretoras de câmpus, ocorridas no último dia 3 de outubro, seguiu para o CsU para que fosse homologada. Acatando solicitações apresentadas pelos diretores dos câmpus Jataí e Itumbiara, os resultados das eleições nos dois câmpus foram prorrogados – ficando para a próxima sessão a resolução da questão.

O reitor da UEG, professor Haroldo Reimer, reforçou que a lista para nomeação dos diretores e diretoras irá acompanhada de ofício com pedido para que o resultado da votação nos câmpus seja respeitado.

Vagas para população Quilombola

Um dos pontos principais da sessão da quarta-feira foi a aprovação do Programa de Acesso à Educação Superior para Quilombolas, que garante a oferta de vagas extras nos cursos da Instituição para integrantes dessas comunidades. Aprovada por unanimidade, a proposta foi considerada pelos membros do CsU como um avanço nas políticas de acesso da UEG.

Os conselheiros definiram a proposta como madura e que coloca a UEG um passo à frente no atual cenário das políticas públicas para Quilombolas, que nacionalmente sofreram alguns reveses orçamentários nos últimos meses.

Tribuna Livre

Uma das novidades, que já valerá para a próxima sessão do CsU, foi a criação de uma Tribuna Acadêmica, um espaço de 10 minutos nas sessões, divididos entre até dois oradores, em que serão apresentadas teses sobre questões relativas à Instituição.

Foram aprovadas também a criação do curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública, no Câmpus Jataí, em parceria com a prefeitura do município, e a proposta para criação do curso de doutorado em Produção Vegetal, no Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Produção Vegetal, no Câmpus Ipameri.

 

(Fernando Matos | CeCom|UEG)

Notícia publicada em 11/10/2017
BR 153 Quadra Área, Km 99, Anápolis-Goiás