Estado de Goiás

Pesquisadores da UEG desenvolvem habilidades de comunicação científica em inglês  

IMG_7321

A Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação da Universidade Estadual de Goiás (PrP|UEG) realizou entre os dias 3 e 5 de outubro o Curso de Comunicação Científica Research Connect, desenvolvido no Brasil desde 2014 pelo British Council. O objetivo do curso é desenvolver as habilidades de comunicação de jovens pesquisadores com vistas a auxiliar a entrada dos pesquisadores no cenário internacional.

Essa é a segunda vez que a UEG oferece o curso, que este ano teve como foco a escrita científica e colaboração acadêmica. “O curso é bastante dinâmico e voltado para que os pesquisadores desenvolvam suas habilidades, principalmente de forma colaborativa. E assim colaborar para o aumento das publicações internacionais desses pesquisadores”, afirma Mônica Campiteli, consultora do British Council.

Os 24 participantes, alguns de outras instituições estaduais, desenvolveram todas as atividades propostas em inglês e sempre em grupo, para reforçar ainda mais o caráter colaborativo do curso.

Internacionalização

O professor Everton Tizo, coordenador de Stricto Sensu da UEG, observa na iniciativa uma boa oportunidade para os pesquisadores da Instituição se qualifiquem em língua inglesa. “O interessante do curso é que as atividades desenvolvidas em conjunto oportunizam a interação de pesquisadores de diversas áreas e experiências em pesquisa, o que alarga a visão sobre a prática dos pesquisadores”, analisa.

O coordenador do curso, professor Lourenço Costa, assessor da PrP, afirma que o curso está em consonância com as exigências atuais do campo científico. “Oferecer aos nossos pesquisadores um curso voltado para a escrita em língua inglesa, segue o fluxo da produção científica atual, que exige cada vez mais a publicação de material em revistas e suportes de relevância e também internacional. Então, é imprescindível instrumentalizar os pesquisadores da UEG nesse sentido”, observa.

A realização do Curso de Comunicação Científica Research Connect contou com apoio financeiro da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás.

IMG_7325IMG_7326IMG_7327

(Fernando Matos | CeCom|UEG)

Notícia publicada em 05/10/2017
BR 153 Quadra Área, Km 99, Anápolis-Goiás