Estado de Goiás

Projeto Conhecendo a UEG recebe alunos do ensino fundamental e médio em Anápolis  

 

O Câmpus Ciências Exatas e Tecnológicas de Anápolis - Henrique Santillo (CCET) sediou nesta quarta-feira, 24, a 8ª edição do projeto Conhecendo a UEG. Aproximadamente 2.000 alunos da Rede Oficial de Ensino de Anápolis participaram das atividades do evento.

Por meio de oficinas, workshop e apresentação de trabalhos, os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer as formas de ingresso na UEG, a diversidade de cursos, presenciais e à distância, ofertados nos 45 municípios onde a universidade está presente, as possibilidades de obter bolsas e auxílios e ainda a infraestrutura que a instituição dispõe e um pouco dos projetos desenvolvidos. 

Os acadêmicos da UEG colaboraram com a realização das atividades, dividindo conhecimentos, orientando e estimulando os futuros universitários. Entre as atividades monitoradas por eles estão: Tutorial Preparativo de Cosmético do curso de Farmácia, Desvendendo a Vida do curso de Biologia, A Escola para as Cidades do curso de Arquitetura, Tecnologias aplicadas à Agricultura do curso de Engenharia Agrícola e Conhecendo o Profissional de SI do curso de Sistemas de Informação.

Mariane Ribeiro, acadêmica do curso de Matemática, participou como monitora pelo terceiro ano do Workshop de Matemática e conta que esse foi um bom momento para compartilhar as experiências da universidade: “Esse é um evento muito importante, porque muita gente não conhece todos os cursos da UEG. Quando eu estava no ensino médio, eu vim no Conhecendo a UEG e foi a partir disso que eu conheci o curso que eu estou fazendo”.

De acordo com Eduarda Rodrigues Silva do curso Licenciatura em Química que também participou como monitora na oficina de Química Interativa, o Conhecendo a UEG abre caminhos para o aluno do ensino médio que ainda não sabe para que curso vai prestar o vestibular. Além disso, ela acredita que o evento é uma oportunidade de desmitificar que as licenciaturas “não dão futuro” e mostrar que se tornar professor pode ser uma interessante opção.

Para Agatha Oliveira Esteves, aluna do 2º ano do Colégio Estadual Dr. Genserico Gonzaga Jaime, esta foi a primeira experiência conhecendo uma universidade e segundo ela foi importante entender como é a vida universitária, como funciona a academia, já que é uma realidade bem diferente do ensino médio. A estudante também se sentiu motivada a fazer um dos cursos ofertadas pela UEG, “Vou entrar no site quando eu chegar em casa, vou dar uma olhada, vou pesquisar bastante...”, disse interessada.

Além dos cursos oferecidos no CCET, o Conhecendo a UEG contou com stands de cursos do Câmpus de Ciências Sócioeconômicas e Humanas (Anápolis), do Câmpus São Luís de Montes Belos e do Câmpus Trindade.

A programação do evento também incluiu apresentações musicais no Palco Aberto montado no local.

(Adriana Rodrigues | CeCom|UEG)

Notícia publicada em 24/08/2017
BR 153 Quadra Área, Km 99, Anápolis-Goiás