Estado de Goiás

NOTA DO REITOR | Consulta Pública para novo sistema de pontuação de atividades docentes  

 

Colegas docentes da UEG,

 

Recentemente vocês receberam documentos sobre a proposta de um novo sistema de pontuação das atividades docentes em substituição ao sistema de horas vigente no RADOC. O documento desencadeou reações muito distintas. 

Quero destacar que o envio dos materiais se inscreve dentro de uma Consulta Pública, que busca fomentar um processo democrático de discussão, com ampla participação da comunidade. 

Trata-se de uma proposta, elaborada por uma competente comissão, a pedido da Reitoria com o objetivo de pontuar todas as atividades desenvolvidas por docentes efetivos da UEG.   

​O sistema proposto para discussão tem várias vantagens em relação ao existente. Por exemplo, ele permite um "banco de pontos", que significa que pontos excedentes num ano podem ser compensados no ano seguinte até determinado percentual. O sistema também permite que o total de pontos seja aproveitado em processos de promoção por merecimento, bem como sua utilização em editais como a Bolsa de Incentivo ao Pesquisador (BIP) ou RTIDP. Com o novo sistema também será possível ter fluxo contínuo para cadastro de projetos de pesquisa e extensão, computando-se os pontos pelo tempo de execução do projeto. 

Nas discussões, até agora, tem sido perguntado se, com o novo sistema, os docentes terão que assumir mais aulas. A resposta é: Não! Permanecem vigentes as diretrizes da Resolução de 2015. ​Algumas sugestões críticas já nos levaram a rever a pontuação para o caso de aulas, buscando equacionar as questões da forma mais justa.

Por se tratar de uma consulta pública, esperamos que os documentos sejam efetivamente lidos, discutidos, analisados e as críticas sejam encaminhadas ao e-mail radoc@ueg.br.

Para dar mais tempo para as discussões, estamos prorrogando o prazo para a devolutiva de críticas e sugestões até o dia 16 de outubro.

Uma universidade que por definição é plural deve ter espaço para discutir criticamente as suas questões relevantes. É o que propomos nesta consulta pública antes de deliberação no Conselho Universitário.

 

Atenciosamente,

 

Haroldo Reimer

Reitor da Universidade Estadual de Goiás

Notícia publicada em 22/08/2017
BR 153 Quadra Área, Km 99, Anápolis-Goiás