Estado de Goiás

Governador Marconi Perillo dá posse a concursados da UEG  

O governador Marconi Perillo nomeou nesta quarta-feira, dia 9, os 252 técnicos-administrativos aprovados em concurso público da Universidade Estadual de Goiás (UEG).

Foram empossados 123 analistas de gestão administrativa e 129 assistentes de gestão administrativa, conforme determinação do governador, publicada no Diário Oficial n° 22.613 do dia 21 de julho.  Esta foi a terceira e última chamada de candidatos, de modo que todos os aprovados em primeiro lugar no concurso foram nomeados.

Os novos servidores irão exercer as funções nos 41 câmpus da UEG e também nos setores da Administração Central em Anápolis. 

Para o reitor da UEG, o professor Haroldo Reimer, a nomeação dos concursados vai contribuir ainda mais para qualificação, solidez e agilidade dos serviços de gestão prestados pela universidade. O reitor lamentou o atraso na admissão dos servidores, mas lembrou que é preciso levar em consideração a situação fiscal dos entes públicos no Brasil. 

Em seu discurso, Haroldo Reimer comemorou o ingresso dos novos servidores e destacou três pontos sobre a UEG: o primeiro foi a influência que a universidade exerce na educação do Estado. Citando um mapeamento feito pela Secretaria Estadual de Educação, o reitor afirmou que “nas subsecretarias onde existe uma UEG, as escolas estão todas ranqueadas no quadrante forte e onde não existe a UEG, a maioria das escolas estão no quadrante mais fraco”. 

O segundo aspecto pontuado pelo reitor foi o de que a UEG se tornou a maior instituição de ensino ofertante de pós-graduação no interior do Estado de Goiás, com aproximadamente dois mil alunos em mestrados e doutorados. Em seu terceiro ponto, Haroldo Reimer salientou a nova política de colação de grau da UEG implementada em 2015, na qual é feita a entrega do diploma e do histórico escolar no ato da cerimônia, que é pública, unificada e gratuita.

Por fim, no sentido dos aspectos elencados, o reitor fez questão de registrar a melhora da performance da UEG nos veículos de comunicação, principalmente na mídia impressa. Segundo ele, nos últimos três anos a universidade obteve baixo índice de notícias negativas a seu respeito, a saber 11%, 8% e 4% em 2014, 2015 e 2016 respectivamente.

Em seu pronunciamento o governador Marconi Perillo deu boas-vindas aos novos técnicos- administrativos da UEG e afirmou a importância da realização do concurso público e do empossamento de servidores mesmo que num contexto de recessão econômica no país, ressaltando os ajustes financeiros e as medidas de austeridade feitas pela administração estadual nesse período.

E ao finalizar seu discurso, Marconi Perillo declarou: “Eu tenho muito orgulho da UEG, que já passou por altos e baixos, acertos e erros, mas que vai se consolidando ao longo de seus 18 anos e com a administração do professor Haroldo [...] que nesse período de quatro, cinco anos conseguiu deixar a universidade numa situação de avanço, vanguarda e estabilidade”.

A cerimônia de posse foi realizada no Auditório Mauro Borges do Palácio Pedro Ludovico Teixeira e também contou com a presença do presidente em exercício da Assembleia Legislativa, o deputado Manuel de Oliveira, do Vice-Governador José Eliton, da secretária de Educação, Cultura e Esporte, Raquel Teixeira, do secretário de Gestão e Planejamento, Joaquim Mesquita, do Pró-Reitor de Extensão, Cultura e Assuntos Estudantis, Marcos Torres, do Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Ivano Alessandro Devilla, do Pró-Reitor de Desenvolvimento Institucional, Christiano de Oliveira e Silva, do representante dos empossados, o servidor Antonio Carlos Avelaneda Junior, de diretores de câmpus e ainda dos gestores e servidores da administração central da UEG.

O concurso público da UEG foi realizado em 2015 para o preenchimento de 500 vagas para funcionários efetivos. Anteriormente, outros 147 aprovados já haviam tomado posse.

(Texto:Adriana Rodrigues 
Fotos:Marcos Rogério
CeCom|UEG)

Notícia publicada em 09/08/2017
BR 153 Quadra Área, Km 99, Anápolis-Goiás