UEG participa do Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros 2017

Alunos dos cursos de geografia e história do Câmpus Pires do Rio da Universidade Estadual de Goiás (UEG) participaram do XVII Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros.

O evento, que reúne povos indígenas, quilombolas e representantes de diversas culturas tradicionais brasileiras e estrangeiras, foi realizado entre os dias 15 e 30 de julho.

Os 39 estudantes participaram das rodas de conversa, das atividades culturais e realizaram uma visita técnica na Cachoeira Santa Bárbara, um dos pontos turísticos mais famosos da Chapada dos Veadeiros.

O ápice da participação dos alunos no Encontro de Culturas foi a visita à Comunidade Kalunga do vilarejo Engenho II, que fica dentro da Chapada dos Veadeiros, a 21 km do município de Cavalcante.

Na voz do Mestre Cirilo Rosa, uma das lideranças do Engenho II, os estudantes conheceram o quilombo, sua história, tradições, gastronomia e vivências. Conforme Ademário Batista de Sousa Neto, coordenador de Cultura da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Estudantis (PrE) e supervisor das atividades da UEG no Encontro, essa foi uma experiência muito interessante e rica, porque os acadêmicos ainda não tinham tido contato direto com a cultura de uma comunidade quilombola.

Projeto Rádio Comunitária
Durante a visita ao Engenho II, foi realizada uma reunião para discutir a possibilidade de criação da primeira rádio comunitária Kalunga. Participaram da conversa membros e lideranças da comunidade, o coordenador da PrE|UEG, o presidente da Associação Quilombo Kalunga (AQK), Vilmar Costa e o idealizador do projeto, o professor Enival Mamede Leão, diretor do Câmpus Pires do Rio. Após a reunião, foi feita uma visita técnica no provável local da instalação da antena transmissora da rádio.

Oficina
A UEG também colaborou com a programação do evento promovendo a Oficina de elaboração de projetos culturais para a juventude, ministrada pelos servidores Lorena Borges e Valdeir Santos.

(Texto:Adriana Rodrigues
Fotos:Graziano Reis