Estado de Goiás

UEG inscreve para oficinas gratuitas de Edição de Som e Mixagem e de Foley e Dublagem  

UAAAgosto17capaFacebookmin
 
O Câmpus de Goiânia-Laranjeiras da Universidade Estadual de Goiás, sede do curso de Cinema e Audiovisual, recebe, até 16 de agosto, inscrições para as oficinas de Edição de Som e Mixagem com os editores de som e mixadores Julian Ludwig e Ariel Henrique (22 a 25 de agosto), e de Foley e Dublagem com a artista de foley e editora de som Fernanda Nascimento (29 de agosto a 1 de setembro). As oficinas acontecem das 14 às 18 horas e integram a programação da terceira temporada do projeto de extensão Universidade Aberta do Audiovisual, realizado pelo CriaLAB da UEG e financiado pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Goiânia. As inscrições podem ser realizadas no site www.uaa.ueg.br .
 
"É importante ressaltar o ineditismo desta iniciativa em Goiás, numa abordagem mais aprofundada do som no cinema, de forma totalmente acessível a estudantes, profissionais e demais interessados. Temos a oportunidade de trazer para nossa cidade profissionais de renome e em plena atividade nos grandes centros produtores de cinema e audiovisual do Brasil", valoriza a coordenadora pedagógica da terceira temporada do projeto e professora de produção sonora da UEG, Geórgia Cynara.
 
Edição de Som e Mixagem - Com carga horária de 20h, a oficina aborda técnicas e métodos de organização para edição de som para cinema, bem como as especificidades das edições de diálogos, som ambiente, efeitos sonoros de diferentes classificações, som direto e música, e a preparação para a mixagem. Julian Ludwig e Ariel Henrique também falarão sobre características, procedimentos e integração da dublagem ao som do filme, a preparação para a banda internacional, limpeza e restauração de som, conceito e finalidade da mixagem conforme o destino (cinema, música, televisão), configurações de uma sala de mixagem (acústica, monitoração), os principais processos em uma mixagem, masterização, tipos de exportação de arquivo para cinema e TV (analógica e digital) e questões para a padronização de volume de som no audiovisual adotada no Brasil.
 
Além da oficina, Julian Ludwig e Ariel Henrique vão falar de suas trajetórias e exibir alguns de seus trabalhos em uma palestra aberta à comunidade, a ser realizada na quinta-feira, 24 de agosto, das 19 às 22h, no auditório do Câmpus de Goiânia-Laranjeiras da UEG.
 
Foley e Dublagem - Também com carga horária de 20h, a oficina integra a programação da VI Semana de Cinema e Audiovisual da UEG (SAU) e envolve conceitos e práticas da arte do foley, a história da composição de sons para objetos, o trabalho dos artistas de foley, o panorama geral da edição de foley, interpretação para criação de ruídos produzidos em sincronia com a imagem. Fernanda Nascimento também falará sobre aspectos técnicos de gravação (escolhas dos microfones, diferentes métodos de captação, escolha dos materiais e procedimentos de gravação divididos em passos, roupas e objetos de cena), bem como a identificação dos objetos utilizados para a produção dos mais diferentes sons e a organização dos arquivos de foley para integração com os demais elementos de uma trilha sonora.
 
Fernanda Nascimento também vai falar de sua carreira e exibir alguns de seus trabalhos em uma palestra aberta à comunidade, a ser realizada na quinta-feira, 31 de agosto, das 9 às 12h, no auditório do Câmpus de Goiânia-Laranjeiras da UEG, também dentro da programação da VI SAU.
 

Conheça os ministrantes:

 
Ariel Henrique - Formado pelo IAV – SP, Ariel Henrique iniciou sua carreira nos estúdios de música dos Estúdios Mega – SP, sob a gerência do saudoso engenheiro de áudio Guilherme Reis. Antes de migrar para o audiovisual, teve grande experiência na produção musical (gravação, mixagem e masterização) de renomados artistas do cenário musical brasileiro, oportunidade em que trabalhou com alguns dos produtores mais conceituados do país. Passou a atuar na finalização de som para Cinema e TV e, alguns anos depois, estabeleceu-se como Engenheiro de Mixagem. Atualmente, é mixador e supervisor técnico do Depto. de Áudio da Cinecolor Digital, onde trabalha na finalização de som de curtas e longas-metragens para Cinema, documentários, telefilmes e séries para TV. É, também, professor de mixagem no curso de Som Para TV e Cinema da AIC – SP (Academia Internacional de Cinema). Mais info:http://www.imdb.com/name/nm5174641/ .
 
Julian Ludwig - Natural da Alemanha, Julian J. Ludwig estudou no Instituto de Violão e Tecnologia, LEM – Linguagem e Estruturação Musical e na Universidade Livre da Música. Trabalhou para empresas como: Guaraná Antartica, TV Gazeta, NET, Chivas Regal, FNAC, Prefeitura de São Paulo, Mukeca Filmes, Agência LEW’LARA TBWA, Agencia MPM, Agência Content House entre outras. Fez trilhas para programas de TV como: Internet-se (Rede TV), Você Bonita (TV Gazeta), Mix Mulher (TV Gazeta), Os Impedidos (TV Gazeta), Estação Pet (TV Gazeta), CQC (TV Band) Vinheta Oficial TV Gazeta, entre outras. Também atuou em vários longas e curtas metragens, incluindo mixagem em 5.1 e serviços de pós-produção. Destaca-se o filme "Metanoia" da Europa Filmes, com distribuição da O2 Play, eleito um dos 2 melhores filmes de 2015 segundo o iTunes. Em 2006, fundou o Projeto “Primeiro Concerto” onde atuou como Presidente e passou a administrar o fórum de violão BrazilianGuitar.net. Também idealizou a BGM (Brazilian Guitar Magazine), revista online open-source, onde atua como Editor Executivo. Atualmente é diretor da produtora de áudio Jacarandá, Jacarandá Licensing, Loc On Demand, Pro Áudio Clube em São Paulo e professor da Academia Internacional de Cinema. Mais info: http://www.imdb.com/name/nm4393936/.

 

Fernanda Nascimento - Editora de Som com experiência em captação de Som Direto. Formada em Audiovisual pela ECA-USP, esteve nas equipes dos estúdios Effects, coordenado por Miriam Biderman e Ricardo Reis, e Casablanca Sound, sob supervisão de Luiz Adelmo. Participou de filmes longas-metragens, como “O Palhaço” de Selton Mello e “Jean Charles” de Henrique Goldman, além de documentários, séries e programas de televisão entre os quais estão “Alice” (HBO) e “9mm” (Fox). Faz pesquisa e ministra aulas de som para o Audiovisual desde 2011. Mais info: http://www.imdb.com/name/nm3105929/ .

 
Universidade Aberta do Audiovisual - O segmento audiovisual tem passado por intensas transformações nos últimos anos. Um dos principais fatos gerados por tais mudanças é o aumento da demanda por profissionais qualificados para atuar no processo de concepção de conteúdos audiovisuais com ênfase na produção ficcional. A lei 12.485 que arbitra sobre o funcionamento da TV paga no Brasil, destina 3,5 horas de programação semanal para conteúdos nacionais de produção independente. Esse recente cenário tem oportunizado um novo nicho de atuação profissional para os realizadores, bem como uma importante janela para a exibição dos conteúdos produzidos no Brasil.

 

O projeto Universidade Aberta do Audiovisual surge a partir desse contexto, com o intuito de propiciar atividades de formação por meio de cursos livres nas diversas frentes de atuação do profissional em audiovisual. "As duas primeiras temporadas do projeto estiveram dedicadas, respectivamente, ao Roteiro e à Direção. Nesta terceira edição, que ocorre em quatro módulos até o final de 2017, receberemos profissionais do som reconhecidos nacional e internacionalmente, numa forma de aproximar comunidade, universidade e profissionais atuantes no mercado audiovisual", afirma Marcelo Costa, professor coordenador do projeto.

 

"Para a UEG é uma satisfação receber a comunidade para mais uma temporada do Universidade Aberta. Contamos com o público das edições anteriores, com os nossos estudantes da graduação e pós-graduação em Cinema e Audiovisual e com os demais profissionais, estudantes e entusiastas da área em Goiás para mais um rico momento de trocas e aprendizado", convida o professor Rafael de Almeida, diretor do Câmpus de Goiânia-Laranjeiras da UEG.

 

Serviço

Universidade Aberta do Audiovisual - Terceira temporada - Som no Cinema

Inscrições para oficinas: até 16/08 pelo site www.uaa.ueg.br (gratuitas)

 

Oficina de Edição de Som e Mixagem com Julian Ludwig e Ariel Henrique (SP)

Data/horário da oficina (inscritos): 22 a 25/08 (terça a sexta), das 14 às 18h

Data/horário da palestra (aberta): 24/08 (quinta), das 19 às 22h

 

Oficina de Foley e Dublagem com Fernanda Nascimento (SP)

Data/horário da oficina (inscritos): 29/09 a 01/09 (terça a sexta), das 14 às 18h

Data/horário da palestra (aberta): 31/08 (quinta), das 9 às 12h

 

Local das oficinas e palestras: auditório do Câmpus Goiânia-Laranjeiras da UEG (Av. Professor Alfredo de Castro, sem número, Chácara do Governador, Goiânia-GO)

Mais infowww.uaa.ueg.br e (62) 3522-5616

 

(Marcelo Costa | CeCom|UEG)

Notícia publicada em 07/08/2017
BR 153 Quadra Área, Km 99, Anápolis-Goiás