Estado de Goiás

UEG participa de maior evento de divulgação científica da América Latina  

IMG20170717WA0007O curso de Química do Câmpus Formosa está representando a Universidade Estadual de Goiás (UEG) na 69ª Reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que ocorre de 17 a 22 de julho na Universidade Federal de Minas Gerais, em Belo Horizonte.

O grupo de alunos liderado pela professora Juliana Alves de Araújo Bottechia realiza no evento o Workshop Experimenta a Química! com a Aprendizagem Baseada em Problemas da UEG, que divulga alguns trabalhos desenvolvidos em Projeto de Extensão no Câmpus Formosa. Entre eles estão os experimentos Aprendizagem baseada em problemas com ácidos, bases e sais, Semáforo Químico, Água Furiosa, Construindo um polímero, HQuímica e Sangue do Diabo, que trabalham reações química a partir da mistura e queima de substâncias e também instrumentos didáticos lúdicos para o ensino da química.

Com o Workshop, a equipe busca contribuir com a divulgação científica por meio de uma correta transposição didática dos conceitos de Química, despertar a curiosidade criativa do público comum e formar novos apaixonados por Ciências.

O Workshop Experimenta a Química integra as atividades da SBPC Jovem, um evento lúdico e interativo destinado a estudantes dos ensinos fundamental e médio e que ocorre paralelo à Reunião. O objetivo do SBPC Jovem é estimular o contato de crianças e adolescentes com o conhecimento científico, com pesquisadores e experimentos e também incentivar a pesquisa nas escolas.

Inovação – Diversidade – Transformações

Com o tema Inovação – Diversidade – Transformações, a 69ª Reunião Anual da SBPC irá discutir ao longo de uma semana assuntos das áreas de ciências exatas e da terra, ciências biológicas, engenharias, ciências da saúde, ciências agrárias, ciências sociais aplicadas, ciências humanas, linguística, letras e artes. Além disso, haverá programação exclusiva para estudos de povos indígenas e a população afro e quilombola.

A programação científica oferecerá mais de 240 atividades com a participação de pesquisadores do Brasil e do exterior. A expectativa é de que o evento, que é gratuito e aberto ao público, atraia aproximadamente 10 mil pessoas por dia.

A SBPC

A Reunião Anual da SBPC é realizada desde 1948, com a atuação de representantes de sociedades científicas, autoridades e gestores do sistema nacional de ciência e tecnologia. Esse é um importante fórum para a difusão dos avanços da ciência nas diversas áreas do conhecimento e para debates de políticas públicas para a ciência e tecnologia. A cada ano, a reunião é realizada em um estado brasileiro, sempre em uma universidade pública.

IMG20170717WA0009   

(Adriana Rodrigues | CeCom|UEG)

Com Jornal da Ciência da SBPC

Notícia publicada em 17/07/2017
BR 153 Quadra Área, Km 99, Anápolis-Goiás