Estudante da UEG estreia documentário do edital Curtas Universitários do Canal Futura

O documentário Imbilino Vai Ao Cinema estreia no canal Futura nessa quinta-feira. O filme sobre o artista e cineasta Hugo Caiapônia, considerado o Mazzaropi do cerrado, e seu personagem Imbilino é o primeiro do edital Curtas Universitários 2016 a ser exibido na grade da emissora de TV.

Em 2016, Samuel Peregrino conseguiu recursos no valor de 6 mil reais para a realização do documentário, através do projeto "Curtas Universitários" desenvolvido pelo Canal Futura em parceria com a ABTU e a TV Globo. O projeto "O Matuto Imbilino nas Aventuras Cinematográficas De Hugo Caiapônia: o “Mazzaropi Do Cerrado”, orientado pelo professor Marcelo Costa foi selecionado entre projetos audiovisuais de todo o país para serem exibidos em 2017 pelo Canal Futura e pelas TVs parceiras da Associação Brasileira de Televisão Universitária (ABTU).

O filme conta com direção e roteiro de Samuel, acadêmico do curso de Cinema e Audiovisual do Câmpus Laranjeiras da Universidade Estadual de Goiás (UEG), e com orientação dos professores Marcelo Costa e Rafael de Almeida. A produção audiovisual é fruto de uma pesquisa de Iniciação Científica e está abrigado no CRIA LAB|UEG - Laboratório de Pesquisas Criativas e Inovação em Audiovisual.

Pster__Imbilino_vai_ao_cinema_1

Sinopse: "A 318 quilômetros de Goiânia, na cidade de Caiapônia, nasceu o caipira Imbilino, personagem que protagoniza as tramas de Hugo Caiapônia, nome artístico de Hugo Batista da Luz, o cineasta que, contra toda lógica do mercado audiovisual, já rodou cinco longas-metragens gravados sem recursos públicos, lotando as salas de cinema por onde passa."

Confira a lista de FESTIVAIS em que o filme já foi selecionado:

- FUBA - Festival Universitário Baiano de Arte e Cultura - 2017 (BA);

- 10ª Bienal da UNE - 2017 (CE);

- Mostra Sesc de Cinema - 2017 (GO);

- 3ª Mostra Pajeú de Cinema - 2017 (PE);

- 17ª SeIS - Semana de Imagem e Som - 2017 (SP).

- Festival Mate Com Angu de Cinema Popular - 2017 (RJ);

- 2ª MPAM - Mostra Pequi de Audiovisual do Norte de Minas / Montes Claros - MG

Serviço

Exibição do documentário sobre a a vida de Hugo Caiapônia - Imbilino vai ao Cinema

15 de junho de 2017

Canal Futura - 18h45

Onde assistir: Canal Futura - TV por assinatura (Net, Sky, Oi, Claro, Vivo, GVT, entre outras), antenas parabólicas digitais e TV aberta (pela rede de TVs universitárias).

Disponível na internet no site http://globouniversidade.globo.com/

Notícia publicada em 14/06/2017