Jogos UEG | Jogos promovem integração entre estudantes do Norte goiano

TOPO__Jogos_Universitarios04

No sábado, 13, atletas de seis câmpus da Universidade Estadual de Goiás (UEG) disputaram a segunda etapa das regionais dos Jogos UEG 2017, no Câmpus Porangatu. As disputas do Handebol, Futsal masculino e Futsal feminino aconteceram entre as equipes dos câmpus Crixás, Minaçu, Niquelândia, Porangatu e São Miguel do Araguaia. No vôlei, a equipe feminina de Porangatu foi classificada por W.O.

Para Leonardo Vergara, da Assessoria da Pró-reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos e Assuntos Estudantis, os Jogos são um importante momento para a formação dos estudantes da Instituição. “O esporte promove a construção de valores, como coletividade, por exemplo, além da oportunidade de integração entre os diversos câmpus da UEG”, observa.

Para os atletas que participam dos jogos, a integração promovida pelos Jogos tem início nos próprios câmpus da Universidade. A formação das equipes para a competição promove o diálogo e a reunião de atletas de diferentes cursos.

“O interessante dos Jogos é que eles proporcionam a interação dentro do próprio Câmpus. Nosso time começou a treinar quando os Jogos foram anunciados, e nosso time é formado por acadêmicos de diversos cursos”, afirma Ruan Oliveira, do curso de Educação Física do Câmpus Porangatu, e integrante da equipe de Handebol local.

A perspectiva do atleta é intensificar os treinos da equipe para as disputas finais dos Jogos UEG, que acontecem no segundo semestre.

IMG_3068IMG_2993

Rumo às finais

As disputas de sábado foram das modalidades coletivas. As equipes de Futsal feminino, Handebol masculino e Vôlei feminino, do Câmpus Porangatu, garantiram suas vagas na final. No Futsal masculino, a equipe do Câmpus Minaçu foi classificada.

Segundo Márcia Perreira de Azevedo, do curso Superior de Tecnologia em Turismo do Câmpus Niquelândia, o esporte é um diferencial. “Acrescenta em nossa vida. Esse é o segundo ano que nossa equipe participa e queremos continuar treinando para as próximas edições”, afirma a atleta de Futsal.

André dos Santos, do curso de Pedagogia do Câmpus Crixás, integra a equipe de Handebol do câmpus e ressalta a importância dos jogos. “Nós tínhamos vontade de formar um time da modalidade e os Jogos proporcionaram isso. Foi uma experiência importante competir hoje. Agora é continuar a treinar e participar de outras competições e edições dos Jogos UEG”, afirma.

Apesar de estar em disputa vagas para as finais, o clima foi de confraternização e respeito entre os competidores. No próximo sábado, 20, acontecem às disputas da 3ª regional, no Câmpus Itaberaí.

IMG_2937IMG_2973

(Fernando Matos | CeCom|UEG)

Notícia publicada em 15/05/2017