O Conselho Superior Universitário da Universidade Estadual de Goiás (UEG) se reuniu na última terça-feira, 25, no Câmpus Jataí, para sua 102ª sessão plenária.
As eleições deste ano, para escolha das novas e dos novos diretores dos câmpus da Universidade, foram tema de destaque no encontro. Os conselheiros votaram a data de realização do pleito e a designação da Comissão Eleitoral Central que irá atuar no período eleitoral.
Conforme decisão do Conselho, as eleições deverão ocorrer na primeira semana do mês de outubro deste ano e a Comissão Eleitoral Central será acrescida de um representante do corpo discente, o conselheiro Wanderson Brito (acesse as resoluções do Conselho).
Ainda sobre as eleições, foi debatida a paula suplementar apresentada pelo Câmpus Caldas Novas, com a proposta de alteração do Estatuto da UEG para possibilitar que, nos câmpus em que menos de 50% dos docentes forem efetivos, professores em outra situação funcional (temporários, comissionados, efetivos do quadro permanente do Estado de Goiás) possam se candidatar.
A pauta foi defendida pela professora Carmen Celia Lima, diretora do câmpus Caldas Novas. Autora da proposta, Carmen expôs aos presentes que, apesar dos avanços conquistados nos últimos anos com o crescimento do quadro de professores efetivos, a norma vigente no estatuto limitava as possibilidades de gestão dos câmpus.
“Não é apenas a questão trabalhista que faz com que o professor seja um bom gestor”, destacou a professora. Ela lembrou ainda que a escolha de uma direção sem perfil de gestão, ou sem real interesse no cargo acarretaria consequências no desenvolvimento dos câmpus.
A proposta de alteração do estatuto tem como base o princípio da gestão democrática, permitindo que os membros das comunidades acadêmicas locais tenham ampla possibilidade de escolha de seus dirigentes.
O pró-reitor de Extensão, Cultura e Assuntos Estudantis, professor Marcos Torres, foi um dos apoiadores da proposta, “eu considero a proposta bastante adequada à realidade que temos hoje na Universidade”, declarou o pró-reitor durante as deliberações..
A pauta foi aprovada pelo conselho e agora, como destacado pelo reitor da Universidade, Haroldo Reimer, durante a sessão, a proposta será encaminhada ao poder executivo estadual para aprovação.
Na 102ª sessão plenária do Conselho Universitário foi aprovado o regimento interno do Comitê Gestor de Tecnologia da Informação (CGTI) da UEG. Por decisão dos conselheiros, a composição do comitê irá contar com um representante dos servidores técnico-administrativos, que seja ligado à área de atuação do órgão.
A resolução que determina a criação do Programa de Capacitação Continuada da Universidade, o UEG QUALIFICA, também foi aprovada.
O programa é destinado aos servidores da área técnico-administrativa e pedagógica, e tem entre seus objetivos melhoria a dos serviços prestados à comunidade acadêmica e à sociedade; e a valorização do servidor, possibilitando sua capacitação permanente.
(Stephani Echalar | CeCom|UEG)