Início às 9h30
Participantes:
Daniel Pansarelli
Professor na Universidade Federal do ABC, atual Pró-Reitor de Extensão e Cultura. Docente no Programa de Pós-Graduação em Filosofia e nos cursos de graduação em Filosofia (bacharelado e licenciatura) e em Ciências e Humanidades (bacharelado). Coordenou o Bacharelado em Filosofia (2011-2012), a Licenciatura em Filosofia (2012-2013) e foi vice-coordenador do Bacharelado em Ciências e Humanidades (2013-2014). Coordena o Colégio de Extensão (COEX) da Andifes e é Vice-Presidente Nacional do Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras (Forproex). É doutor em Educação, área Filosofia e Educação, pela FEUSP, mestre em Educação e graduado em Filosofia pela UMESP.
Conceição Ferreira
Doutora em Comunicação pela Universidade de Brasília na linha de pesquisa Imagem, Som e Escrita. Mestre em Comunicação pela Universidade Federal de Goiás (2010). Possui especialização em Formação Docente em História e Cultura Africanas e Afro-Americanas pela Universidade Estadual de Goiás (2008); e Graduação em Comunicação Social - Jornalismo (UFG, 2005). Desenvolve atividades de ensino e pesquisa nas áreas de comunicação e cultura, cinema, identidades raciais e de gênero. É professora efetiva e pesquisadora do curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Estadual de Goiás.
Divina Aparecida Leonel Lunas
Possui graduação em Ciências Econômicas pela Fundação do Ensino Superior de Rio Verde (1993), mestrado em Desenvolvimento Econômico pela Universidade Federal de Uberlândia (2001), doutorado em Desenvolvimento Econômico pela UNICAMP (2010) e pós doutorado em Economia pela UNICAMP (2012). Atua como professora efetiva da Universidade Estadual de Goiás, onde desenvolve atividades no quadro de professores permanentes do Mestrado em Territórios e Expressões Culturais do Cerrado e no Curso de Ciências Econômicas. ambos no Câmpus de Ciências Socioeconômicas e Humanas (Anápolis). Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Crescimento e Desenvolvimento Econômico, atuando principalmente nos seguintes temas: agricultura familiar, políticas públicas, agroindústria canavieira e desenvolvimento territorial.
Valtuir Moreira da Silva
Doutor em História pela Universidade de Brasília (2007), Mestre em História pela Universidade Federal de Goiás (2001), Professor Efetivo da Universidade Estadual de Goiás, nas disciplinas de História da América I e África. Trabalha com o cursos de Licenciatura em História, Coordenou o Projeto de Pesquisa MOVIMENTOS SOCIAIS CAMPESINOS NO BRASIL E MÉXICO FRENTE AO PROCESSO NEOLIBERAL - 1990-2010, Orientações nos Trabalhos de Conclusão de Curso, graduação e Pós Graduação, Diretor Educacional da UEG em Itapuranga (2014/2017) e Coordena o Projeto de Extensão Saberes nas ruralidades: movimentos sociais que educam (2017).
Mediação:
Marcos Torres
Doutor em História pela Universidade Federal de Goiás (2015). Mestre em História pela Universidade Católica de Goiás (2009). Atualmente é o presidente nacional do Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Instituições Públicas de Educação Superior Brasileiras (FORPROEX), Pró-Reitor de Extensão, Cultura e Assuntos Estudantis da Universidade Estadual de Goiás (UEG) e docente efetivo do Campus UEG Cora Coralina. Tem experiência nas áreas de História e Educação, com ênfase em História, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, história cultural, universidade, religiões de matriz africana e relações étnico-raciais.
Início às 14h
O workshop se apresenta como possibilidade de socializar momentos de experiências advindas ao longo de 15 anos, realizando atividades interdisciplinares em sala de aula e para além dela. Como metodologia de trabalho, realizaremos uma breve discussão teórica em relação as concepções de interdisciplinaridade e suas nuances, em seguida alguns relatos de experiência e posteriormente, uma atividade prática, momento em que realizaremos um guia a partir de conhecimentos interdisciplinares. Teremos a participação de componentes do GEFOPI - Grupo de Estudos em Formação de Professores e Interdisciplinaridade, que vivencia essa concepção na prática aliada à indissociabilidade pesquisa, ensino, extensão e produção acadêmica.
Ministrantes:
Andréa Kochhann Machado/GEPOFI
Pedagoga pela UEG e Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO). Docente da Universidade Estadual de Goiás em regime de dedicação exclusiva. Coordenadora do Grupo de Estudos em Formação de Professores e Interdisciplinaridade (GEFOPI/UEG). Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisa em Formação e Atuação de Professores/Pedagogos (GEPFAPE).
Ivan Lima Gomes
Possui graduação em História pela Universidade Federal Fluminense (2007), mestrado em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2010, indicada para publicação) e doutorado em História pela Universidade Federal Fluminense (2015). A tese foi premiada no 28o HQ Mix como melhor tese de doutorado defendida em 2015. Desde 2010 é professor de Teoria e Metodologia da História pela Universidade Estadual de Goiás (UEG). Desde 05/2015 exerce a função de Coordenador de Programas e Projetos junto à Pró-Reitoria de Graduação e desenvolve pesquisas sobre práticas visuais e de leitura na América Latina. Tem interesse nos seguintes temas: História Contemporânea, História do Brasil e da América, História da Edição e das Práticas de Leitura, Cultura Visual e Teoria, Métodos e Ensino de História.
Ministrantes:
Mara Rúbia Magalhães
Mestre em Ciências Ambientais pela UniEvangélica, Centro Universitário de Anápolis e graduada em Ciências Biológicas. É docente efetiva da Universidade Estadual de Goiás e coordenadora do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas. Tem experiência na área de Ciências Ambientais e Educação, atuando principalmente em educação a distância, gestão, avaliação e organização didático-pedagógica de cursos nesta modalidade.
Gislene Lisboa de Oliveira
Doutoranda em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO). Atualmente é docente da Universidade Estadual de Goiás - UEG, lotada no Centro de Ensino e Aprendizagem em Rede (CEAR) onde está como Coordenadora Adjunta de Estágios e Prática Profissional, professora formadora nos curso de Licenciatura em Ciências Biológicas e faz parte da Equipe de Desenho Educacional do CEAR.
Entendemos que a formação universitária é constituída pela qualificação científica, intelectual e acadêmica dos discentes, mas não se limita apenas a isso. Face às características únicas da UEG, aos diversos municípios estratégicos os quais os Câmpus estão espalhados, bem como às peculiaridades culturais, sociais e econômicas que constituem o nosso grupo de acadêmicos, entendemos que a universidade deve, principalmente, contribuir numa formação continuada humana, filosófica, ética e cidadã do povo goiano. Para isso, é necessário que os saberes científicos sejam postos em dialética com os saberes populares, de modo que não somente a universidade contribua na construção de cidadãos, mas também a comunidade acadêmica que constitui a UEG contribua na formação de uma universidade cada vez mais inclusiva e humana.
Ministrantes:
Paula Roberta Chagas
Docente da Universidade Estadual de Goiás no câmpus Morrinhos com experiência na área de História, Ensino e Memória. Possui graduação e mestrado em História pela Universidade Federal do Paraná e atualmente ministra as disciplinas de Metodologia de Ensino de História e Diversidade, Cidadania e Direitos nos Câmpus CET e Morrinhos e também atua como assessora de projetos da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Estudantis da UEG
Thyago Madeira França
É Professor da Universidade Estadual de Goiás - Câmpus Morrinhos e Coordenador de Assuntos Estudantis na PrE dessa mesma IES. É mestre em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Uberlândia e doutorando em Linguística Aplicada também pela UFU. Desenvolve pesquisas nas áreas de Análise do Discurso Francesa, Linguística Aplicada indisciplinar, Ensino de Literatura e Filosofia da Linguagem.