UEG 18 anos | UEG debate cenário do ensino superior em conferência

topo_18_anos

A Universidade Estadual de Goiás (UEG) realiza no dia 19 de abril a Conferência Novos Rumos na Formação Superior: inovações e transformações sociais, no Câmpus UEG Aparecida de Goiânia. O evento em comemoração aos 18 anos de criação da Universidade, terá em sua programação palestras, mesas-redondas e workshops coordenados por docentes da UEG e de outras Instituições de ensino superior.

A Conferência debaterá temas caros à Instituição e à formação oferecida aos seus estudantes. “Passamos nos últimos anos por um processo de crescimento que nós trouxe maturidade institucional. Isso é reflexo de uma série de ações pensadas tendo como foco principal os nossos estudantes. Os trabalhos que temos desenvolvidos nesses 18 anos garantiram ao Estado de Goiás a formação de profissionais que o projetam para o futuro”, afirma o reitor Haroldo Reimer.

Além do reitor, o vice-governador do Estado de Goiás, José Eliton, a presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg), professora Maria Zaira Turchi, e o prefeito de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha, participam do evento. A conferência tem o apoio da Fapeg e da Prefeitura de Aparecida de Goiânia.

Importância

Criada em 1999 a partir da união de 13 faculdades isoladas do estado, atualmente, a Instituição mantém 41 Câmpus, em 39 cidades em todas as regiões do Estado. Além disso, seus trabalhos em Educação à Distância garantem uma abrangência maior de sua atuação. São 137 cursos de graduação, presenciais e em EaD, 11 mestrados, 2 doutorados e 58 especializações.

Com quase 20 mil estudantes matriculados, a UEG já formou quase 100 mil pessoas nesses 18 anos. O seu Programa de Licenciaturas Plenas Parceladas é um marco para a formação docente de Goiás. A partir dele, o estado garantiu a formação e qualificação dos professores da rede estadual de ensino, e é reconhecido como uma das mais importantes ações de educação já implementadas em Goiás.

Além do alcance, a UEG também se destaca pelo importante papel que desempenha na descentralização e interiorização do ensino superior público nacional, inclusive, em nível de Pós-graduação Stricto e Lato Sensu, sendo a maior ofertante dessas modalidades no interior de Goiás.

Universidade de Futuro

Atualmente a UEG passa por um momento de redesenho institucional que tem como foco a projeção da instituição entre as maiores do país. Nesse sentido, a Universidade colocará em foco oito compromissos para avançar em seus processos de ensino, pesquisa e extensão.

“No horizonte do ensino superior a UEG desempenha um papel primordial. A despeito dos momentos de crise pelas quais passou, a Instituição desde o início foi um ousado projeto de garantia e democratização da educação pública, gratuita e de qualidade. A UEG é um importante patrimônio do povo goiano e deve merecer sempre mais investimentos do Estado”, analisa o reitor, Haroldo Reimer.

Confira a programação completa no site da Conferência

Serviço

Data: 19 de abril
Horário: a partir das 8h