UEG assume oito compromissos rumo à excelência

compromissostopo

Foi apresentado na quarta-feira, 5, às direções dos 41 Câmpus da Universidade Estadual de Goiás (UEG), o Plano de Trabalho Anual 2017 (PTA). Ancorado em oito compromissos institucionais, o plano prevê a execução de 143 ações a serem realizadas  por todos os departamentos da Instituição. O PTA 2017 foi elaborado pelas equipes da Reitoria e tem como meta a formação de uma agenda de trabalhos que irá colocar a UEG entre as principais instituições de ensino superior do país.

O Plano é resultado do Projeto Reitoria no Câmpus, através de diálogos estabelecidos com os diretores e com a comunidade acadêmica, que resultou em uma agenda de trabalho detalhada, com as demandas prioritárias e os desafios a serem superados para o alcance das metas.

Segundo o Pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (PrDI), professor Christiano de Oliveira e Silva, este é um momento bastante importante para a condução da Universidade nos próximos anos. “Depois de estudos e debates, a reitoria apresenta às gestões dos Câmpus o planejamento que será trilhado  para que a UEG alcance níveis de qualidade e excelência. A meta é colocar a UEG  entre as maiores instituições de ensino superior do Estado, da região e do país”, observa.

17819877_10208019268950800_919996000_o

Planejar, executar e monitorar

Para Cláudio Stracheira, assessor de projetos da Reitoria, os oito compromissos, nos quais se ancoram as ações do Plano de Trabalho Anual 2017 (PTA), são pontos de convergência a serem desenvolvidos. “A intenção dos trabalhos das equipes são os oito compromissos. São eles que irão aglutinar os esforços dos trabalhos. Ao mesmo tempo em que inspiram eles são a finalidade das ações. Termos êxito nos compromissos garante a Universidade que queremos”, afirma.

Para ele, o impacto do plano é o que garante o alcance da excelência e da qualidade institucional desejadas. Nesta perspectiva, as ações serão desempenhadas em rede, portanto, o trabalho de cada é necessário para o êxito do PTA.

IMG_2286A intenção é que os compromissos sirvam de base para um Programa de Gestão a ser desenvolvido nos próximos anos. Nesse programa estará definido, além do detalhamento das ações, o orçamento e as fontes de recursos necessárias.

Tão importante quanto o planejamento e a execução das ações será o monitoramento dos trabalhos. Para tanto, um grupo instituído por representantes das pró-reitorias, gerências e coordenações irá acompanhar mensalmente o desenvolvimento da agenda.

Segundo o reitor da UEG, professor Haroldo Reimer, o programa é um passo primordial para garantir a continuidade do crescimento institucional nos próximos anos. “Nós estamos planejando o futuro da UEG. Os seus próximos passos e as bases para que ela figure em altos patamares. Esse é um trabalho coletivo, que todos têm participação efetiva. A excelência que tanto almejamos será o resultado desse empenho", afirma.

(Fernando Matos | CeCom|UEG)

Notícia publicada em 06/04/2017