Estado de Goiás

Bibliotecários da UEG reforçam qualificação profissional em evento  

Os bibliotecários da Universidade Estadual de Goiás (UEG) participaram, na manhã da última sexta-feira, 10, na Universidade Federal de Goiás (UFG), em Goiânia, do Evento em Comemoração ao Dia do Bibliotecário. Além de promover capacitação, o encontro serviu para integrar os profissionais aprovados no último concurso realizado pela instituição.

Vanessa Guimarães e Bruna Pimenta, integrantes do Comitê Técnico do Sistema Regional de Bibliotecas da UEG (SIBRE), destacam que o encontro é apenas uma das iniciativas de aperfeiçoamento e melhoria do serviço. Para 2017, o plano de atividades do SIBRE inclui maior aproximação entre os bibliotecários de todos os câmpus, estímulo permanente à capacitação e avanços do sistema.

Uma das prioridades para este ano é o treinamento de bibliotecários e auxiliares de bibliotecas para dominarem as ferramentas do Gnuteca - sistema informatizado que gerencia os dados das bibliotecas da UEG. A concretização do sistema ampliou as facilidades para solicitação de livros e periódicos, além de permitir reservas online. Outra melhoria prevista é a aquisição de mais obras. O intuito é atender todas as indicações de livros exigidas nas ementas dos cursos.

Também está programada para esse ano a implantação de um sistema de segurança destinado ao acervo de livros da universidade. Uma empresa deve ser contratada para gerenciar a entrada e saída das publicações das dependências das bibliotecas. "Vamos começar pelas bibliotecas maiores e com maior incidência de furtos. Esse problema infelizmente acontece", justifica Bruna.

A criação de um repositório de teses, dissertações, monografias e demais publicações acadêmicas da UEG também está entre as metas do SIBRE. O objetivo, além de promover a memória institucional da universidade, é oferecer uma ferramenta de democratização da informação e conhecimento.

Amadurecimento
Cerca de 200 pessoas participaram do encontro, realizado anualmente em Goiânia. A presidente da Associação de Bibliotecários de Goiás (ABG) e coordenadora do evento, Morgana Guimarães, explica que a ideia é promover maior contato entre os profissionais e estudantes da área, estimular a troca de ideias e garantir capacitação continuada. Ela destaca que iniciativas assim também possibilitam maior amadurecimento da categoria, que ainda hoje carrega um estigma de pouco acessível a mudanças e às demandas tecnológicas.

Nesta edição, um dos pontos altos foi o lançamento oficial do Bibliolibras - projeto que oferta livros audiovisuais infantojuvenis a crianças surdas e deficientes visuais. Os participantes também acompanharam palestras e workshops sobre marketing e tecnologia da informação direcionados à gestão de bibliotecas.

                 

Catorze bibliotecários da UEG participaram do evento                  Lançamento oficial do projeto Bibliolibras (Foto: Secom/UFG)            

 

(Bruna Mastrella | Cecom|UEG)

Notícia publicada em 13/03/2017
BR 153 Quadra Área, Km 99, Anápolis-Goiás