Estado de Goiás

UEG inaugura Biotec, de São Luís de Montes Belos, nesta quinta-feira, 16  

A Universidade Estadual de Goiás (UEG) vai inaugurar amanhã, 16, no Câmpus São Luís de Montes Belos, o Centro de Biotecnologia em Reprodução Animal (Biotec). Com investimento de R$ 2 milhões, em estrutura, equipamentos e material, o Biotec foi construído pela UEG, em parceria com Secretaria Estadual de Desenvolvimento (SED) e o Arranjo Produtivo Local (APL) Lacteo, da microrregião de São Luís de Montes Belos.

O novo laboratório vai realizar coleta, processamento e avaliações de sêmen de ovinos, bovinos e equinos, e atuar como instrumento de pesquisa, ensino e extensão da UEG, na formação e capacitação de recursos humanos técnicos. O laboratório também vai atender os produtores de todo o Estado, em especial da microrregião do Vale do Araguaia.

Taxa de fertilidade
Com as análises do Biotec será possível melhorar a taxa de fertilidade dos três rebanhos, propiciando animais de melhor qualidade genética, por meio da inseminação artificial e da produção in vitro de embriões. Também vai produzir embriões in vitro subsidiado para os pequenos produtores.

Dessa forma, o laboratório facilitará o acesso desses pequenos produtores a embriões com genética superior. “Consequentemente, produzirá animais adaptados e mais produtivos, tanto de corte quanto de leite”, explica o coordenador Klayto José Gonçalves dos Santos, professor do curso de Medicina Veterinária e Zootecnia do Câmpus da UEG.

 

SERVIÇO
UEG inaugura Centro Laboratório de Biotecnologia em Reprodução Animal, em São Luís de Montes Belos
Data: quinta-feira, 16
Horário: a partir das 8h30
Local: Fazenda Escola do Câmpus São Luís de Montes Belos da UEG
Endereço: Rodovia GO-060, Km 122, sentido Iporá - GO

 

(José Carlos Araújo | CeCom|UEG)

Notícia publicada em 15/02/2017
BR 153 Quadra Área, Km 99, Anápolis-Goiás