Estado de Goiás

UEG na mídia | O Popular destaca pesquisa realizada pela UEG sobre automedicação  

ueg_na_midia

Reportagem publicada no jornal O Popular nesta quarta-feira, 4, tem como base pesquisa realizada pela Universidade Estadual de Goiás (UEG) sobre automedicação. O estudo, da professora dos cursos de Farmácia e Ciências Biológicas, Andreia Juliana Rodrigues Caldeira, mostra que cerca de 80% dos pacientes do setor de quimioterapia do Hospital Araújo Jorge, em Goiânia, usam medicamentos naturais não prescritos por especialistas.

De acordo com a reportagem, de uma página, o estudo cita mais de 72 espécies de plantas medicinais utilizadas. A maioria dos pacientes disse não ter informado ao médico sobre a prática alternativa. A pesquisa aplicou questionários a 198 pacientes com câncer entre 2013 e 2015.

Na reportagem, a professora aponta sua preocupação com os resultados: “A maioria dos pacientes tem a ideia de que, por ser natural, não faz mal (…). Por isso, não avisam os médicos que estão fazendo esse uso. Mas essa ideia é equivocada”.

A reportagem ouve ainda opiniões de médicos oncologistas e hematologistas; dá dicas sobre os cuidados que devem ser tomados por quem utiliza os fitoterápicos – medicamentos obtidos de plantas medicinais. Apresenta, ainda, quadro com as principais plantas medicinais do cerrado, principal bioma de Goiás e do Centro-Oeste.

Leia a íntegra da reportagem AQUI.

 

(José Carlos Araújo | CeCom|UEG)

Notícia publicada em 04/01/2017
BR 153 Quadra Área, Km 99, Anápolis-Goiás