Estado de Goiás

UEG na mídia | Pesquisa de professor de Química ganha capa de revista internacional  

O trabalho do professor Valter Henrique Carvalho Silva, da Universidade Estadual de Goiás (UEG), ganhou destaque na edição de janeiro deste ano do Journal of Computacional Chemistry (veja no LINK). Trata-se de respeitada revista na área de química teórica e computacional, e bem avaliada pelos parâmetros Qualis Capes.

Professor de Química no Câmpus Henrique Santillo, em Anápolis, Valter Henrique também desenvolveu a imagem da capa da revista (foto ao lado) e escreveu o texto de apresentação. O trabalho mostra nova abordagem teórica na descrição da velocidade de reações químicas a baixas temperaturas, em que existe limitações para obtenção de dados experimentais.

Segundo ele, para reações químicas com dados experimentais disponíveis para comparação sua formulação apresenta excelente concordância. “É uma opção simples e eficiente quando comparada a teorias mais complexas e caras computacionalmente disponíveis na literatura”, afirma o professor.

Aplicação
De forma prática, a formulação pode ser aplicada no dimensionamento de reações de combustão, na previsão de tempo de medicamento em prateleiras e também do tempo de vida de compostos químicos dispersos na atmosfera.

A pesquisa fez parte do doutorado de Valter Henrique, e contou com a colaboração dos professores Vincenzo Aquilanti (UniPG/Itália), Heibbe de Oliveira (IQ/UnB) e Kleber Mundim (IQ/UnB).

Valter Henrique ministra aulas de Escrita Científica e Química Computacional Avançada no mestrado de Ciências Moleculares; Química Quântica para a graduação de Química Industrial; e Química Geral para a graduação em Física.


(José Carlos Araújo | CeCom|UEG)




Notícia publicada em 03/01/2017
BR 153 Quadra Área, Km 99, Anápolis-Goiás