Estado de Goiás

Cinema é tema do IX Banquete Gastronômico do Câmpus Pirenópolis  

 

 

O Câmpus Pirenópolis da Universidade Estadual de Goiás (UEG) estendeu ontem o tapete vermelho para receber os convidados do IX Banquete Gastronômico do curso de Gastronomia. O objetivo foi avaliar as habilidades dos estudantes do 3º ano, além de apresentá-los para a comunidade empresarial local.

Com o tema Cinema, a noite contou com sete pratos desenvolvidos pelos estudantes durantes as aulas da disciplina de Cozinha de Criação. Os pratos foram batizados com nomes de filmes. A escolha dos nomes se deu de acordo com os ingredientes utilizados. Como explica a estudante Vanessa Martins, “a seleção foi feita a partir dos ingredientes dos pratos. Pegamos elementos característicos de regiões e a partir daí decidimos a que filmes eles se ligavam”, afirma.

Ainda segundo a estudante, a turma responsável pelo jantar vem planejando o evento há dois meses. “O que nós mostramos hoje é o resultado de dois meses de trabalho, em que toda a turma esteve engajada e teve participação ativa”, observa.

Para Jairo Lima e Rafael Logstadt, estudantes do curso, a união da turma fez a diferença na apresentação da noite. “Foi uma turma muito unida, com um número expressivo de estudantes participando. Foi tudo maravilhoso”, analisa Jairo.

Insumos e Parcerias

O professor Vanderlei Alcântara, coordenador do curso, fez a abertura oficial do evento. O professor ressaltou as potencialidades da turma e como o curso de Gastronomia tem gerado mudanças significativas no cenário local. “Nossos alunos têm assumido importantes postos na cidade e se destacando no cenário gastronômico regional. Para nós a noite de hoje não é resultado apenas de um trabalho de final de disciplinas, mas também a apresentação desses futuros profissionais ao empresariado pirenopolino”, destacou.

O professor pontuou também sobre a aquisição dos insumos básicos para a realização das aulas práticas do curso. “Foi algo muito importante para nós. Com a aquisição de insumos damos um passo adiante no que tange à desistência de nossos estudantes”, analisa.

Outro ponto destacado pelo professor foram as parcerias realizadas durante o ano. Além da Escola de Cerveja, que deu origem ao laboratório de cervejas do Câmpus, o curso também firmou parceria com a Super Frango, que garante, além de insumos, a publicação de 10 receitas dos estudantes nas embalagens dos produtos da empresa e em seu site oficial.

A diretora do Câmpus, professora Nadja Naira, reforçou a importância dessas parcerias e das benfeitorias empreendidas no câmpus. “O que temos que observar é que tudo o que foi falado de nossos estudantes é resultado dos trabalhos da gestão da Universidade e dos investimentos em nosso câmpus”, afirmou.

Bastante satisfeito com o que foi apresentado, o reitor da UEG, professor Haroldo Reimer, fez questão de frisar o quanto o curso tem desempenhado ótimas performances nos eventos que a Universidade realiza em Pirenópolis. “Eu gostaria de parabenizar cada um e cada uma de vocês pelo excelente jantar que foi apresentado hoje. E também agradecer por todas as vezes em que vocês contribuíram com a Instituição. Continuaremos a fazer o possível para que o curso de Gastronomia de Pirenópolis se fortaleça cada vez mais”, disse.

       

 

 

(Fernando Matos | CeCom|UEG)

Notícia publicada em 14/12/2016
BR 153 Quadra Área, Km 99, Anápolis-Goiás