O Centro de Comunicação Institucional da Universidade Estadual de Goiás (CeCom|UEG), por convite da Assessoria de Comunicação da Universidade Federal de Goiás (Ascom|UFG), participou do Encontro Temático: Veículos de Comunicação Institucional, que integra a série de encontros que discutem uma política de comunicação para a UFG.
O CeCom|UEG representou a Instituição na série de eventos, além de apresentar as principais ações de comunicação desenvolvidas na UEG.
A série de Encontros Temáticos da Política de Comunicação da UFG é uma das atividades que vêm sendo desenvolvidas desde 2014 para a construção de uma política de comunicação para a instituição federal.
UEG avança com comunicação integrada e humanizada
A UEG, que passa pelo mesmo processo de implantação de uma política de comunicação, levou sua experiência para o debate promovido pela UFG. O professor Marcelo Costa, diretor do Cecom|UEG, fez uma explanação sobre a comunicação na Universidade e as estratégias bem-sucedidas adotadas nos últimos anos. Na oportunidade, ressaltou a importância do diálogo entre ambas as instituições.
No caso da UEG, o desafio maior é manter a qualidade dos serviços de comunicação em seus 41 câmpus espalhados em 39 municípios goianos. “Internamente, precisamos vencer a distância geográfica”, disse o diretor, ao apresentar os novos e recém-formulados produtos e serviços de comunicação da UEG, que são focados mais na comunidade universitária do que na gestão. Como exemplo, citou a revista UEG Viva, o Jornal UEG e o Portal Institucional, em que predominam a abordagem de temas mais relacionados ao cotidiano das pessoas, com textos breves e objetivos.
As ações de fortalecimento da identidade institucional passam estrategicamente, ainda de acordo com Marcelo Costa, pelo trabalho de uma “assessoria crítica, que se norteia pela comunicação integrada e humanizada. Optamos pelo relacionamento sujeito a sujeito: nossos jornalistas vão até os câmpus, à comunidade. Isso é positivo para nós e para a forma como a Universidade nos vê. Buscamos o envolvimento emocional com a narrativa, substituindo a divulgação pela relação. E, também, o amplo envolvimento dos vários setores que compõem o CeCom; pois, boa parte das ações que desenvolvemos são realizadas de forma integrada” descreveu Marcelo Costa. Segundo ele, a ideia é criar uma rede de colaboradores de comunicação entre os câmpus com o objetivo de tornar o fluxo de comunicação interna mais fluído.
Sobre outras ações da política de comunicação da UEG, o diretor do Cecom|UEG ressaltou ainda a importância das normas regulamentadoras, presentes em resoluções e instruções normativas. “Isso facilita o trabalho, nos ajuda bastante. A colação de grau unificada é um exemplo”, disse.
A profissionalização da área de comunicação, com o suporte de normas e do planejamento, tem permitido trabalhar melhor o público formador de opinião, fazer valer o critério de noticiabilidade, a criação de editorias e a produção de conteúdos segmentados por tipo de público nos diversos meios de comunicação da instituição, conclui Marcelo Costa.
Com informações da Assessoria de Comunicação da UFG.