A Pró-reitoria de Graduação da Universidade Estadual de Goiás (PrG|UEG) promoveu neste mês de junho dois importantes eventos para a formação de professores na Instituição. O objetivo foi capacitar os docentes responsáveis pela disciplina de Diversidade, Cidadania e Direitos, além dos profissionais de apoio da Instituição, como intérpretes de Libras e escrevedor/leitor.
No dia 10 de junho foi realizado o II Ciclo de Estudos sobre Diversidade, Cidadania e Direitos, voltado para docentes responsáveis pela disciplina na UEG. A mediação ficou a cargo dos professores Sebastião Donizete de Carvalho, da Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes (Seduce), e Jean Tiago Batista, da Universidade Federal de Goiás (UFG).
O professor Sebastião Donizete focou na forma como os direitos humanos são trabalhados no ensino superior, enquanto o professor Jean Batista debateu as políticas de inclusão nas universidades. Em suas análises, ambos salientaram a importância dos direitos humanos para a formação dos futuros profissionais egressos da UEG, algo visto como pioneiro.
Já o I Ciclo de Estudos com os profissionais de apoio aconteceu no dia 17 de junho, sexta-feira, e contou com a participação das professoras Deise Nanci de Castro, da UFG, e Gessilma Dias dos Santos, da Seduce.
As professoras debateram a importância da inclusão e do acolhimento de estudantes com deficiências no âmbito acadêmico. A professora Gessilma Dias dialogou sobre a importância das atribuições dos intérpretes educacionais e a professora Deise Nanci tratou sobre os direitos e cuidados dos estudantes com deficiências.
Cultura de respeito às diferenças
Para o professor Rezende Bruno de Avelar, coordenador de Direitos Humanos da UEG, os trabalhos desenvolvidos nas duas oportunidades mostram o comprometimento da Instituição em promover uma cultura de respeito e acolhimento das diferenças.
Segundo ele, a oferta da disciplina Diversidade, Cidadania e Direitos é um marco para todos os cursos da Universidade. “É uma ação pioneira. É uma resposta efetiva para uma formação que vai além dos aspectos técnicos das profissões e inclui a dimensão das relações humanas no ensino superior”, observa.
O professor aponta o reconhecimento e o empenho dos profissionais da Instituição em relação aos trabalhos que estão sendo desenvolvidos. “Recebemos respostas positivas dos profissionais. Temos questões a serem ajustadas, mas já estamos dando importantes passos”, analisa.
Um novo encontro com os professores de apoio está programado para o segundo semestre de 2016.
(Fernando Matos | CeCom|UEG)