O dia 23 de junho será decisivo para os próximos quatro anos da Instituição, pois a nossa comunidade acadêmica escolherá quem vai ocupar o cargo de reitor na UEG.
Para que você participe conscientemente do processo eleitoral da UEG, a equipe do Centro de Comunicação Institucional (CeCom|UEG) preparou uma série de matérias especiais.
A primeira delas explica, em formato de vídeo, a diferença entre votos brancos e nulos. Outro vídeo didático é sobre o cálculo do coeficiente eleitoral nas eleições da nossa Universidade. Assista aos vídeos AQUI.
Além disso, ao longo desta semana você poderá acompanhar diariamente as propostas de cada um dos quatro candidatos ao cargo de reitor(a).
A equipe do CeCom, supervisionada pela Comissão Eleitoral Central, elaborou perguntas sobre os planos de gestão de cada um deles. As regras de publicação foram as seguintes: nenhum candidato poderia fazer referência a outro; os textos que contivessem ofensas não seriam publicados; cada resposta deveria conter o número máximo de 700 caracteres, incluindo espaços. Além disso, todas as respostas são de responsabilidade exclusiva dos candidatos; por isso, nenhum texto passou por revisão gramatical ou ortográfica.
As respostas publicadas seguem a mesma ordem de nomes da cédula eleitoral, definida em sorteio realizado na semana passada.
Na primeira pergunta, cada candidato teve um espaço para falar sobre seu perfil, desde a trajetória acadêmica, passando pelos seus ideais éticos e morais, até chegar à visão sobre o que é ser um bom gestor. Confira AQUI.
As demais temáticas foram definidas de acordo com as áreas de atuação das quatro pró-reitorias da UEG.
O plano de gestão dos candidatos para a pesquisa e a pós-graduação da nossa Universidade. pode ser conferido AQUI.
Leia abaixo as propostas dos candidatos sobre Ensino e Graduação.
A candidatura do Prof. Fábio Santa Cruz defende a reestruturação da graduação na UEG, com análise prévia realizada por comissões regionais do GAP (Grupo de Avaliação Permanente) e debate democrático no CsU (Conselho Universitário). Reavaliar as prerrogativas e competências dos Colegiados, Coordenações e NDEs dos cursos, investir em colégios de aplicação (criados a partir de convênios com a Seduce) e tratar da fixação dos docentes em campus com reduzido quadro permanente também são iniciativas a serem tomadas. A carga horária em sala de aula não deve sobrecarregar o docente, devendo-se respeitar os limites mínimos e máximos estabelecidos na legislação vigente.
A Universidade precisa fortalecer e ampliar a política de interiorização do ensino no âmbito do Estado, mediante a oferta e ampliação de cursos matutinos. Neste contexto, deve-se promover o debate nos Conselhos Acadêmico e Universitário a respeito de critérios objetivos para ampliação ou criação de novos cursos. Por outro lado, devemos ampliar a oferta de disciplinas na modalidade de educação a distância para atender os alunos em dependência ou para atender a demanda de novos cursos nos Campi. Rever as questões relacionadas as carga horária mínima de 12 horas/aulas para os professores efetivos
UEG deve valorizar aquilo que tem de melhor: as pessoas. A qualificação do ensino e da graduação passa pela valorização do professor, do aluno e do servidor técnico-administrativo. Nesse sentido, a UEG deve ser uma instituição que forma o profissional para o futuro e, para isso, propomos: priorizar a tecnologia, garantir acesso a uma biblioteca digital, possibilitar o compartilhamento das informações em rede, garantir o atendimento a alunos que necessitam de apoio especial e ampliar as vagas por meio da educação a distância.
O desenvolvimento curricular iniciado nos últimos anos é um modelo inclusivo com foco no aluno. Aprofundaremos esse trabalho para que o ensino e a graduação conquistem maior qualidade. Ofereceremos aos alunos mais projetos de tutoria e de estágio supervisionado. Avançaremos no ranking da avaliação de cursos, consolidando os câmpus com mais investimentos em equipamentos, infraestrutura, acessibilidade, internet de alta velocidade e alternativas para o déficit local de professores. Apoiaremos todos os docentes por meio de formação continuada, EAD, reposições e aumentos salariais, fortalecendo NDE’s e coordenações de curso, ampliando o RTIDP e criando mais condições de trabalho nesse regime.
(Bárbara Zaiden| CeCom| UEG)