A série UEG Entrevista traz na edição desta semana o pró-reitor de Planejamento, Gestão e Finanças da Universidade Estadual de Goiás, Lacerda Martins. Há 35 anos trabalhando no serviço público nas áreas de execução orçamentária, financeira e planejamento, Lacerda possui uma trajetória profissional que confere não só maturidade aos processos administrativos da Pró-Reitoria, mas confere também afetividade e zelo pela qualidade dos serviços prestados pela Instituição.
Lacerda faz parte da família UEG desde a criação da Universidade em 1999. Hoje, divide com as gerências da Pró-Reitoria de Planejamento, Gestão e Finanças (PrPGF) a responsabilidade de planejar, coordenar e acompanhar as atividades administrativas.
A entrevista foi gravada no início do mês de maio, antes da publicação da lei que extingue a Vice-Reitoria da Universidade e institui o desmembramento da PrPGF em outras duas pró-reitorias: a de Gestão e Finanças e de Planejamento e a de Desenvolvimento Institucional.
Essa nova configuração administrativa já será adotada a partir de novembro deste ano, com o início da gestão 2016-2020 da Reitoria.
Na conversa deste UEG Entrevista, o pró-reitor Lacerda Martins apresenta as principais frentes de trabalho atuais da PrPGF, que envolvem a formação de servidores técnico-administrativos e a melhoria da qualidade da internet nos câmpus.
Confira a entrevista na íntegra:
Como sua história se encontra com a da UEG? Desde quando trabalha na Instituição?
No ano 1990 fui convidado para assumir a Coordenação de Finanças da Universidade Estadual de Anápolis (Uniana) que estava sendo criada e que no ano de 1999 foi transformada na Universidade Estadual de Goiás (UEG). Ingressei no serviço público em novembro de 1981 e nesses quase 35 anos de serviço desempenhei minhas atividades profissionais em diversas funções nas áreas de execução orçamentária, financeira e de planejamento. Em 1990, já na Uniana, desenvolvi atividades como coordenador de finanças. E depois da criação da UEG, fui gerente de finanças até 2011. Em novembro de 2015 recebi o convite do professor Haroldo Reimer para assumir a PrPGF.
Quais são as principais frentes de trabalho das gerências da PrPGF?
A PrPGF é composta por 7 gerências: Gerência de Apoio Logístico e Suprimentos, de Gestão de Pessoas, de Finanças, de Inovação Tecnológica, de Infraestrutura, de Contratos e de Planejamento. Em cada um desses segmentos, a função da Pró-Reitoria é planejar, coordenar e acompanhar as atividades administrativas da Universidade, visando fortalecer o suporte às atividades-fim da UEG. A qualidade do trabalho administrativo garante que ensino, pesquisa e extensão cheguem às salas de aula, aos laboratórios e auditórios da UEG.
Uma das prioridades da PrPGF é oferecer formação sobre os processos de gestão administrativa. Como esse trabalho está sendo planejado?
Temos agora duas prioridades. A primeira é o planejamento de um manual prático de formalização de processos, que envolve as compras diretas e compras por processo licitatório. A segunda é um treinamento que será desenvolvido com a finalidade de ensinar desde a formalização de um processo de compra direta até a elaboração de um procedimento licitatório, desde o pedido inicial até a contratação, passando por todas as etapas de um certame licitatório.
Qual tem sido a principal demanda dos câmpus no momento?
Hoje, a principal demanda dos câmpus é a qualidade da internet. O reitor autorizou a PrPGF a tomar duas medidas nesse sentido. A primeira diz respeito à contratação de link de comunicação de dados, ou seja, internet mais rápida. A segunda é a aquisição de equipamentos e materiais de rede de comunicação de dados com o intuito de dar manutenção nas redes de transmissão. Vale ressaltar também que já está em fase de implantação a rede sem fio UEG Digital, com wi-fi de boa qualidade na Reitoria para servidores e visitantes. Depois do teste, levaremos redes sem fio aos câmpus.
A compra coletiva é um grande avanço administrativo para a UEG. Como essas compras melhoram a qualidade dos serviços nos câmpus?
As compras coletivas são um avanço, pois através delas é possível a aquisição de materiais com maior celeridade e com um menor preço. Foram realizadas compras coletivas visando atender às necessidades básicas dos câmpus, como material de limpeza, expediente, copa e cozinha, gêneros alimentícios. Com estas aquisições os câmpus puderam utilizar melhor os recursos do Fundo Rotativo que se destinam a cobrir despesas emergenciais.
Qual mensagem o senhor gostaria de deixar à comunidade acadêmica da UEG?
Quero agradecer ao reitor Haroldo Reimer pela confiança em mim depositada e reforçar que a forma mais correta de corresponder a essa confiança é desenvolver um bom trabalho com resultados sólidos no fortalecimento desta Universidade. Esse bom trabalho só é possível pela competência das equipes que trabalham na Universidade.
(Alisson Caetano | CeCom|UEG)