As eleições 2016-2020 da Universidade Estadual de Goiás (UEG) estão em curso, e as votações ocorrem em 23 de junho. Estudantes devidamente matriculados, docentes e técnico-administrativos, do quadro permanente ou temporário, além de comissionados, todos podem participar das eleições com seus votos.
Voto em trânsito
A novidade das eleições deste ano é o voto em trânsito. Caso o estudante, o docente ou o técnico-administrativo esteja em outra cidade no dia da votação, é possível solicitar a transferência para o câmpus mais próximo.
Essa solicitação de voto em trânsito deve ser feita com antecedência. Os interessados devem manifestar esse interesse entre os dias 18 e 31 de maio no câmpus ao qual estão vinculados.
O presidente da Comissão Eleitoral Central, professor José Antônio Moiana, explica que essa foi uma estratégia criada para garantir a maior participação da comunidade acadêmica. “O processo de eleição legitima a democracia dentro da Universidade. A comunidade da UEG deve entender que cada voto faz a diferença quando somado. Por isso, a participação de todos é essencial”, explica.
Candidatura à Reitoria
Os docentes que tiverem interesse em participar do processo eleitoral como candidatos ao cargo de reitor(a) devem registrar suas candidaturas no dia 20 de maio.
Os interessados devem se encaminhar à sala da Comissão Eleitoral Central, no prédio da Reitoria, das 9 às 16 horas, para realizar o registro.
Qualquer professor integrante do quadro efetivo da UEG com formação mínima de mestre pode se candidatar ao cargo de reitor(a). Acesse AQUI o Regimento Eleitoral da Universidade alterado.
Alterações no processo eleitoral
Na última sexta-feira, 6 de maio, foi sancionada a lei que extingue a vice-reitoria da UEG, a partir do término do mandato da atual ocupante do cargo, professora Valcemia Novaes. Acesse o DOCUMENTO AQUI.
Com a alteração, as candidaturas serão feitas de forma individual e não mais por meio de chapas, como ocorria anteriormente.
Ainda de acordo com o Regimento Eleitoral, é necessário o afastamento de qualquer gestor da Universidade do cargo de gestão caso ele concorra à eleição 2016-2020.
O período de afastamento é entre os dias de registro de candidatura e a proclamação definitiva do resultado da eleição pela Comissão Eleitoral. A divulgação do resultado final está prevista para o dia 24 de junho, podendo ser prorrogada por mais dois dias. Confira o calendário das eleições no LINK.
Novas pró-reitorias da UEG
A lei que extingue a vice-reitoria da Universidade também institui o desmembramento da atual Pró-Reitoria de Planejamento, Gestão e Finanças (PrPGF) em outras duas: a Pró-reitoria de Gestão e Finanças e a Pró-reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional.
A Pró-reitoria de Gestão e Finanças será composta por quatro gerências: de Apoio Logístico e Suprimentos; de Infraestrutura; de Finanças; e de Contratos.
Já a Pró-reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional terá como subordinadas as seguintes Gerências: de Planejamento; de Gestão de Pessoas; e de Inovação Tecnológica.
Para acessar todos os documentos da Eleição 2016 e conferir o calendário eleitoral completo, acesse o site www.eleicoes.ueg.br.
Se você faz parte da comunidade acadêmica da UEG, esse é o momento de participar ativamente do processo democrático na sua Universidade. Participe com o seu voto!
(Bárbara Zaiden| CeCom| UEG)