As produções audiovisuais dos estudantes do curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Estadual de Goiás (UEG) têm se destacado nos festivais de cinema de Goiás, como o Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica). Na 15ª edição do Goiânia Mostra Curtas, oito filmes produzidos por estudantes do curso participaram do Festival.
O curta-metragem Enquanto a família dorme, dirigido pelo estudante Getúlio Ribeiro, foi premiado na categoria de melhor direção na Curta Mostra Goiás. O filme, lançado no mês passado, narra a história de uma família formada por uma adolescente e um jovem que possui hábitos noturnos e passa a guardar cadáveres em sua cama. A revista online ]Janela[ publicou críticas dos filmes que participaram da Mostra, dentre eles está a produção de Getúlio. Confira os textos no link.
O filme também foi premiado durante o Fica, na 13ª Mostra ABD - Cine Goiás. As categorias premiadas foram Melhor Montagem e Edição, Melhor Ator (para Rodrigo Cruz) e o Prêmio Beto Leão de Melhor Ficção.
Produção conjunta
Outra produção premiada no Goiânia Mostra Curtas foi o experimental “Wendigo”, um dos seis episódios que compõem a websérie “Koan”. A série é uma produção coletiva do curso de Cinema e Audiovisual, que conta com a participação de estudantes, professores e cineastas convidados. “Wendigo” é dirigido pelo cineasta Luciano Evangelista e recebeu o prêmio especial de Juri na Mostra Curta Goiás.
Seis enigmas do Zen budismo, seis cineastas e seis interpretações pessoais sobre métodos de meditação formam a premissa da websérie. Com seis episódios de três minutos cada, a série mostra a visão de cada um dos participantes do projeto sobre diferentes Koans – que são métodos de caráter paradoxal utilizados em práticas de meditação Zen budista.
(CGcom|UEG)