O estudante da Universidade Estadual de Goiás (UEG), Gustavo Braga, juntamente com sua equipe, foi o vencedor do primeiro lugar no Startup Weekend 2015 de Pequim, que ocorreu em março deste ano.
Gustavo cursa administração no câmpus de Ciências Sócio-Econômicas e Humanas da UEG em Anápolis e foi bolsista do Programa de Incubadoras da Universidade (Proin.UEG). No ano de 2014, ele realizou dois intercâmbios, cada um com duração de dois meses. Primeiro morou no Canadá e, depois, na China, de onde retornou em março deste ano. Durante a última viagem, o estudante participou do evento Startup Weekend Pequim.
O Startup Weekend é caracterizado como uma maratona de 54 horas para empreendedores, que permite o desenvolvimento de ideias. O evento ocorre em diversas partes do mundo e reúne desenvolvedores, designers, marqueteiros e entusiastas. O objetivo é promover a troca de ideias, formar equipes, construir projetos e criar startups.
Startups são ideias ou projetos inovadores que geralmente envolvem alta tecnologia e que necessitam de investidores para viabilizar sua implementação, estando em fase de desenvolvimento e de pesquisa de mercado.
Smartphones para cursos e estudos
A equipe de Gustavo era formada por mais um brasileiro e outros seis chineses que, juntos, criaram um projeto chamado Knowledge Flow. Gustavo explica que o projeto se caracteriza como um aplicativo para smartphones que reúne os chamados Cursos Onlines Abertos e Massivos, disponibilizados por universidades como Stanford e Yale.
O diferencial do projeto é possibilitar que cada usuário crie planos de estudos e fóruns de discussões. Outros usuários podem visualizar estes conteúdos de forma pública e gratuita. Assim, a interação entre os participantes ainda ocorre por meio das curtidas dos fóruns e da quantidade de visualizações.
Durante o evento, apenas um protótipo do aplicativo foi desenvolvido. A premiação recebida é direcionada ao aprimoramento da proposta e inclui o custeio de anúncios no site google, a criação de uma plataforma online e de um website.
“A rede de contatos que eu criei durante o evento foi o mais relevante, porque eu pude conhecer pessoas muito importantes, que já possuem atividades consolidadas. O objetivo, ali, é tentar validar uma ideia e, a partir disso, ser avaliado por empresários que já tenham seus produtos consolidados no mercado”, explica Gustavo.
(CGCom|UEG)