A Universidade Estadual de Goiás (UEG) deu início, na última quarta-feira, 11, ao projeto Tampamania e à campanha Doe Leite Pela Vida, duas ações que têm como objetivo promover a interação da comunidade acadêmica em atividades de cunho social. O lançamento das iniciativas coincide com a entrada das novas turmas de calouros da Instituição e busca mostrar a Universidade, também, como espaço para o desenvolvimento de ações socioambientais.
Segundo Valcemia Novaes, vice-reitora da UEG, as duas campanhas fazem parte das atividades de recepção dos novos estudantes e se apresentam como alternativas aos trotes convencionais, muitas vezes pautados por práticas constrangedoras e violentas. Nesse sentido a UEG propõe aos seus estudantes as práticas de trotes solidários como forma de neutralizar e coibir abusos.
“Essa é uma forma de utilizar esse momento de maneira sábia. Acolher os novos alunos e fazer com que eles se envolvam em atividades que se desdobrem em benefícios à coletividade. Entendemos que conscientizar para o exercício responsável da cidadania é também uma das função da Universidade”, observa a vice-reitora.
TAMPAMANIA
Junto ao secretário municipal de Meio Ambiente de Anápolis, Francisco Costa, ao presidente regional da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg), Wilson de Oliveira, ao presidente do Rotary Clube de Anápolis, Darlan Siqueira e à representante do Laboratório Teuto Pfizer, Mônica Veloso, a vice-reitora da UEG lançou oficialmente o projeto Tampamania, no Auditório do Parque Ipiranga, em Anápolis.
O Tampamania é uma campanha de arrecadação de tampinhas plásticas e metálicas, que irá acontecer no decorrer de todo o ano de 2015 nos câmpus da UEG. A ação foi pensada para tentar reduzir a quantidade de resíduo sólido que é depositado diariamente nos aterros sanitários. Segundo o secretário de Meio Ambiente de Anápolis, só na cidade, a média é de 300 toneladas/dia. Desse total, pouco menos de 0,5% é enviado para cooperativas de reciclagem ou para algum programa de reaproveitamento.
“Há um ditado que diz que lixo é tudo que está fora do lugar. Se começarmos a colocar as coisas nos locais certos diminuiremos a quantidade de lixo. Aquilo que para uma indústria é subproduto, descarte, para outras é matéria prima”, pondera Wilson Oliveira, que no lançamento da campanha falou em nome do Rotary Clube. Para Mônica Veloso, representante do Laboratório Teuto Pfizer, a cooperação mútua faz toda diferença a esse tipo de iniciativa.
Agindo em rede, o projeto busca o envolvimento e a adesão dos mais variados perfis. As tampinhas recolhidas nos postos de coleta serão depositadas em barricas cedidas pelo Laboratório Teuto Pfizer – para cada tipo de tampa há um contêiner específico. Depois da arrecadação as tampinhas metálicas serão enviadas a cooperativas de catadores de materiais recicláveis e o valor será revestido em renda para os membros.
Quanto às tampinhas de plástico, a cada 350 quilos recolhidos o dinheiro da venda será utilizado para a compra de uma cadeira de rodas. As cadeiras serão entregues a instituições que realizam trabalhos solidários.
“A doação de cadeiras é importante, mas a principal marca do Tampamania é a conscientização para a educação ambiental e o descarte responsável de resíduo sólidos. Atualmente esse é um dos grandes problemas sociais enfrentados em todo mundo. Pode parecer pouco, entretanto, 350 kg a menos de resíduos sólidos fazem diferença no impacto ambiental”, pontua Valcemia Novaes.
O secretário anapolino de Meio Ambiente, Francisco Costa, ressaltou a importância desse tipo de iniciativa da UEG. “É fundamental que a UEG, um local de produção de conhecimento, esteja envolvida nesse tipo de ação e fomente a conscientização socioambiental”, declarou.
Campanha de arrecadação de leite
Dando continuidade à campanha Doe Leite Pela Vida, a UEG participa pelo terceiro ano da ação que tem como objetivo a arrecadação de litros de leite para doação a hospitais voltados ao tratamento de pacientes com câncer.
As doações serão arrecadadas em todos os 42 câmpus da Instituição e enviadas ao Hospital Araújo Jorge, em Goiânia, e ao Hospital Oncológico de Anápolis. A participação da UEG em edições anteriores alcançou, em média, a marca de 12 mil litros doados.
Qualquer pessoa pode colaborar com as duas campanhas. Vá a algum de nossos câmpus e faça sua parte!
(CGCom|UEG)