“Formação docente e complexidades” é o tema de quatro eventos que ocorrem, simultaneamente, no câmpus Inhumas da Universidade Estadual de Goiás (UEG). Diferentes atividades reúnem professores e estudantes com o objetivo de promover discussões acerca da atuação docente e da valorização dos cursos de Licenciatura. A programação ocorre entre os dias 24 e 29 de novembro.
Os eventos contemplados pela programação são: O X Encontro de Formação de Professores de Língua Estrangeira (Enfople); o III Simpósio de Prática e Ensino de Línguas (Simpel); o III Seminário de Estágio do Ensino Fundamental; e a V Mostra de Curta da Educação Infantil.
Frutos da internacionalização
Durante a tarde, no câmpus Inhumas, ocorreu a videoconferência de transmissão do lançamento do livro “Gestão da Informação, Cooperação em Redes e Competitividades”. O evento de lançamento ocorreu em Portugal.
A publicação é fruto de uma parceria entre a UEG, a Universidade do Porto e a Universidade da Beira Interior. A diretora do câmpus Inhumas, professora Carla Conti, participou do livro com o capítulo “Capacidades e inovação no setor de turismo em Goiás/Brasil: conhecimento local em foco”. Leia aqui a matéria publicada no Site da UEG sobre a parceria da UEG com as universidades portuguesas.
Atuação docente
O livro “Docência Universitária 2 – Práticas Interdisciplinares no Ensino Superior” também foi lançado na abertura dos eventos. A publicação conta com publicações de estudantes da turma de 2012 do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Docência Universitária.
Graziella Pereira é uma das estudantes que participa do livro. Pedagoga que atua nas redes de ensino básica e superior em Goiânia, ela conta que o livro foi a realização de um sonho. “Depois que eu fiz a especialização na UEG, muitas portas se abriram e eu pude dar direcionamento a questões profissionais que ainda não estavam resolvidas”, explica.
A professora Marlene Reis é coordenadora do Curso de Especialização e do Curso de Pedagogia do câmpus Inhumas e explica que o livro surgiu a partir da necessidade de valorizar as práticas interdisciplinares dentro da Universidade.
Ainda segundo a professora, a publicação do livro é essencial para criar uma aproximação entre academia e estudantes. “Os alunos sentem a valorização de suas capacidades individuais e perdem o receio de que a produção, principalmente em forma de livro, não seja viável para os estudantes. Isso aproxima muito o acadêmico, não só da prática docente, mas também da própria academia”, afirma Marlene.
Complexidade linguística
A noite do dia 24 de novembro marcou o início oficial das atividades dos eventos. Tânia Ferreira Rezende, professora da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Goiás (UFG), foi a convidada da noite, com a palestra “Obiah - Grupo Transdisciplinar de Estudos Interculturais da Linguagem”.
A professora abordou uma das temáticas propostas pelo evento: a complexidade da língua. Tânia Rezende apresentou exemplos de contextos sociolinguisticamente complexos presentes no Estado de Goiás, como a invisibilização da população Karajá pelo fato de não conhecerem a Língua Portuguesa.
A palestrante reforçou a necessidade de os Cursos de Letras priorizarem a língua cotidiana, a exemplo das particularidades da linguagem adotada nas redes sociais. “A novas gerações têm sido alfabetizadas pela internet e esse fenômeno não pode ser ignorado pela academia”, afirma.
(CGCom|UEG)