O Grupo de Trabalho de Desenvolvimento Curricular (GTDC), da Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Estadual de Goiás (PrG|UEG), realizou, no dia 17 de outubro, uma roda de conversa, com a temática “Nova Estrutura Curricular da UEG”. A atividade reuniu servidores da PrG, docentes da Universidade e membros do GT.
Para direcionar os debates, a professora Dra. Veralúcia Pinheiro, do câmpus de Ciências Sócio-Econômicas e Humanas de Anápolis, que atualmente atua em cursos de Graduação e no Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias (Mielt), falou sobre a importância da construção de uma universidade menos tecnicista.
Segundo a professora, para que o desenvolvimento curricular se torne efetivo na UEG, é preciso sair do determinismo e caracterizar a profissão de cada graduação. Para Veralúcia, as propostas do GT, inclusive a opção pela semestralidade e os núcleos de formação, visam construir uma universidade dialógica e superar a visão retrógrada que afirma: “minha disciplina, meu curso e minha unidade”.
A professora Mara Rúbia Magalhães foi uma das participantes da Roda de Conversa e contou que sua maior preocupação é com o discente, que deve ser o foco da discussão.
Esses encontros visam colocar em diálogo, de forma democrática, as pessoas que devem estar inseridas na construção do desenvolvimento curricular da Universidade. A roda de conversa é um espaço para reflexões que busquem pautar a formação acadêmica da UEG, visando egressos com formação crítica e que saibam lidar com as questões atuais do mundo.
Durante o encontro foram discutidos temas como: o paradigma curricular, a concepção de universidade, formação profissional, mazelas sociais, disputas de poder, corporativismo, interdisciplinaridade e a resistência ao novo.
(PrG|UEG)