O câmpus Jaraguá da Universidade Estadual de Goiás (UEG) abriu espaço para a reflexão de um tema urgente na área da Educação, “Os desafios da Educação Inclusiva”. Com esse mote, o câmpus apresentou o VII Encontro do Curso de Pedagogia da UEG, com programação de 08 a 10 de outubro.
A coordenadora do curso de Pedagogia, professora Marcela Inácio de Sousa Belo, conta que a programação do evento atuou como um componente curricular de caráter acadêmico e pedagógico, uma vez que seu principal objetivo foi estimular os ouvintes a enfrentar os desafios do dia a dia em sala de aula. “O evento teve um saldo bastante positivo. Graças ao emprenho de todo nosso corpo docente, conseguimos atrair mais de 180 acadêmicos, além de professores da rede de educação do nosso município”, comenta a professora.
No dia 08, o Encontro foi iniciado com a palestra “Todos podem aprender”, com a presidente da Associação Brasileira de Psicopedagogia, professora Luciana Barros de Almeida. Para apresentar suas considerações sobre a Educação Inclusiva, Luciana falou sobre a particularidade da forma de aprendizagem. “Todos temos uma qualidade de aprendizagem, determinada pelo potencial intelectual de cada um. A Educação inclusiva prevê um ensino que contemple todos os alunos de uma sala de aula da rede regular de ensino”, comenta ela.
Dessa forma, a presidente da Associação Brasileira de Psicopedagogia considera de fundamental importância falar do assunto diante de formandos em Pedagogia. Ela também ressaltou, na palestra, o viés da Educação Especial, voltada para a instrumentalização das deficiências intelectuais, visuais, auditivas e outras. “A educação especial é uma aliada do professor da rede regular de ensino”, explica.
O VII Encontro do Curso de Pedagogia da UEG contou, também, com rodas de saberes com a participação de diversos professores e professoras. Essas rodas tiveram o intuito de dinamizar a troca de experiências e de conhecimentos sobre as formas de atender às necessidades educacionais dos estudantes em uma perspectiva inclusiva de ensino.
(CGCom|UEG)